Trabalho academico tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORES

ALINE MILAGRES ASSIS CÂNDIDO SANTOS
ANA PAULA VASCONCELOS QUEMELLE
JULIANA DE OLIVEIRA BARBOSA
LUDYANE LOPES DA SILVA
MARCOS VINICIUS NEVES DA SILVA
RAFAEL AUGUSTO DE OLIVEIRA
TAMIRES CRISTINA LIMA GONÇALVES

TEORIA CONTINGÊNCIAL ESTRUTURAL

AIMORÉS
2012
INTRODUÇÃO

Teoria da Contingência tem fornecido um paradigma coerente para aanálise da estrutura das organizações. O paradigma constituiu um quadro de referencia no qual a pesquisa progrediu, levando a construção de um corpo de conhecimento científico.
O conjunto recorrente de relacionamentos entre os membros da organização pode ser considerado como sendo a estrutura da organização, o que inclui os relacionamentos de autoridade e de subordinação como representados noorganograma, os comportamentos requeridos pelos regulamentos da organização e os padr6es adotados na tomada de decisão, como descentralização, padrões de comunicação e outros padrões de comportamento. Engloba tanto a organização formal quanto a informal.
A teoria da contingência estabelece que não ha uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva para todas as organizações. A otimizaçãoda estrutura variará de acordo com determinados fatores, tais como a estratégia da organização ou seu tamanho. Assim, a organização ótima e contingente a esses fatores, que são denominados fatores contingenciais. Ha diversos fatores contingenciais: estratégia, tamanho, incerteza com relação: a tarefas e tecnologia. Essas características organizacionais, por sua vez, refletem a influencia doambiente em que a organização esta inserida. Assim, para ser efetiva, a organização precisa adequar sua estrutura a seus fatores contingenciais, e assim ao ambiente. Portanto, a organização é vista como se adaptando a seu ambiente.
Cada um dos diferentes aspectos da estrutura organizacional é contingente a um ou mais fatores contingenciais, Assim, a tarefa da pesquisa contingencial é identificar ofator ou fatores contingenciais particulares aos quais cada aspecto da estrutura organizacional precisa adequar se. lsto envolve a construção de modelos teóricos de adequação entre fatores contingenciais e estruturais, e seu teste frente a dados empíricos. Esses dados geralmente consistem em dados que comparam diferentes organizações com seus fatores contingenciais e estruturais. A teoria dacontingência da estrutura organizacional sendo aqui denominada de "Teoria da Contingência Estrutural".
O estudo da estrutura organizacional testemunhou uma mudança de paradigma quando a escola clássica de administração foi suplantada pelo Novo paradigma da teoria da contingência, conforme será visto a seguir Isto inaugurou uma fase de "ciência normal" dentro do paradigma contingencial.
Origens da teoriada contingência estrutural
Até o final dos anos 50, a produção acadêmica sobre estrutura organizacional era denominada pela escola clássica de administração. Esta sustentava que havia uma única estrutura organizacional que seria altamente efetiva para organizações de todos os tipos. Essa estrutura caracterizava-se por um alto grau de tomada de decisão e planejamento no topo da hierarquia, demaneira que o comportamento dos níveis hierárquicos inferiores e de operações era previamente especificado em detalhes pela gerencia sênior, por meio de definição de tarefas, estudos do trabalho e procedimentos similares.
A escola clássica de administração manteve sua influencia durante a primeira metade deste século, mas foi combatida a partir da década de 30, e de maneira crescente, pela escola dereações humanas. O foco aqui estava nos processos bottom-up (de baixo para cima) de organização e nos benefícios da participação na tomada de decisão por empregados dos níveis mais baixos da hierarquia.
A idéia chave na literatura sobre pequenos grupos era de que resolver os problemas em grupo seria mais eficaz numa estrutura centralizada quando a tarefa fosse estabelecida. Aplicada a toda a...
tracking img