Trabalho academico jean jacques rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
CURSO DE DIREITO

JONAS DANIEL MENEGATTI
MÔNICA CAROLINE MORAIS
PEDRO HENRIQUE KOVAL VAROLO
VINÍCIUS FRACARO

JEAN JAQUES ROUSSEAU

FOZ DO IGUAÇU
2012
JEAN JAQUES ROUSSEAU – VIDA E OBRA

Jean Jaques Rousseau nasceu em Genebra na Suíça, perdeu a mãe no parto. Foi educado por umpastor protestante em Bossey (Suíça). Com 12 anos volta com o primo para Genebra onde exerce várias funções, dentre elas gravador, professor de música além de trabalhar em um cartório com pretensões a advogado. Rousseau não gosta do emprego e acaba sendo demitido pelo tabelião.
Em 1742 se estabeleceu em París onde fez amizades com filósofos iluministas Diderot e Condilac. Em 1749 a academia deDijon propôs um prêmio para quem respondesse a seguinte questão: “o estabelecimento das ciências e das artes terá contribuído para aprimorar os costumes? Rousseau conseguiu com o seu discurso sobre as ciências e as artes receber uma medalha de ouro e 300 libras francesas, com a publicação dessa obra ele conseguiu reconhecimento. Em 1755, publicou-se o Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre osHomens.
Em 1762, foi perseguido, pois suas obras foram consideradas ofensivas à moral e à religião, foi obrigado a exilar-se em Neuchateal (Suíça). Três anos depois, partiu para a Inglaterra a convite do filósofo David Hume. Ao morrer deixou vasta obra, cujo valor vem sendo permanentemente redescoberto.
Suas principais obras são: O Emílio, o Contrato Social, o Discurso Sobre a Origem e OsFundamentos da desigualdade Entre os Homens e o Discurso Sobre as Ciências e as Artes.

O EMÍLIO

Romance em que Rousseau elabora uma pedagogia própria onde a idéia principal seria que o homem ideal é o natural e acaba se submetendo a educação.
Para não ser contaminado por preconceitos, Emílio é educado por um preceptor à margem do contato pernicioso, seguindo a ordem da própria natureza doselvagem. Para ele, a educação começa pelo desenvolvimento das sensações, pois antes da idade da razão existe uma razão sensitiva, assim Emílio chegaria sozinho às concepções do bem e do mal e às concepções morais e religiosas. Não se educa a criança nem para Deus nem para a vida em sociedade, mas sim para si mesma, afirma Rousseau.

DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS E AS ARTES

Rousseau afirma, em seuprimeiro Discurso, que o desenvolvimento das ciências e das artes contribuiu para a corrupção do homem e não para seu aperfeiçoamento moral. O fato de um país produzir mais artes e ciências não significa que seja um país de pessoas mais virtuosas do que outro mais rústico, não significa que nele aconteçam menos crimes e que as pessoas sejam mais felizes. As artes e as ciências só contribuem para aociosidade das pessoas, tornando-os desinteressados nas relações virtuosas em sociedade. O artista está mais interessado em desenvolver seu talento e alcançar a fama, ao invés de ser virtuoso e fazer coisas que beneficiem seus compatriotas.
A virtude para Rousseau está estritamente ligada ao altruísmo, seria a disposição do tempo ocioso do homem para satisfazer suas necessidades naturais, parahonrar sua pátria e para a ajuda dos “infelizes” e de seus próprios amigos. Ou seja, a virtude seria a disposição do individuo para a pratica do bem, das boas ações morais, na meio onde vive.
No século XVIII, a nobreza possuía um grande refinamento, eram muito preocupados com a imagem e às regras de etiqueta. Rousseau combatia essa falsidade, dizia que tal refinamento (estritamente ligado a arte)apenas encobria o verdadeiro estado do coração, ou seja, se demonstrava as virtudes sem possuí-las. Esta é uma característica da filosofia de Rousseau: a transparência. O desenvolvimento artístico - cientifico faz com que o homem fique mais artificioso, seus modos seguem “moldes”, criados todos com função de agradar aos outros, perdendo-se toda a virtude nesse processo. Para ilustrar essa...
tracking img