Trabalho_academico_2015

3865 palavras 16 páginas
1 INTRODUÇÃO
Nesta produção textual o ritmo é apresentado com um enfoque ao seu conceito, classificações e as possibilidades de explorá-lo a partir dos conteúdos Dança e Ginástica nas aulas de educação física na educação infantil. Procura também mostrar uma análise da criança, com as suas características, buscando com isso enfatizar a importância que o fenômeno ritmo tem no desenvolvimento da criança. Saber da necessidade de aprimorar o ritmo individual da criança, ou ainda reconhecer a sua aplicação como um fim em si mesmo. Partindo da ideia de que o ritmo expressa uma ordem temporal e espacial ao movimento, intensificando sua estrutura com uma acentuação que vem reforçar sua amplitude, o seu desenho no espaço, é que se pensa em trabalhar com a educação do ritmo nas aulas de Educação Física Infantil.

2 DESENVOLVIMENTO
O homem é suscetível ao ritmo, pois vive num universo rítmico, sofrendo dele influência externa, tudo que fazemos, pensamos, falamos tem a presença dele. O ritmo é um elemento de comunicação universal entre os homens, sendo um componente básico de todos os movimentos.
Cada criança tem o seu ritmo próprio e que deve ser respeitado, entretanto, há necessidade de uma estimulação coerente, para que o ritmo seja aprimorado, visando atingir uma harmonia na sincronização ritmo-movimento. A importância de realizar um trabalho mais direcionado do ritmo do movimento com as crianças os auxilia a um desenvolvimento mais integral.
O ritmo acompanha o homem desde os primórdios da civilização, pois ele se manifesta na natureza, nas funções orgânicas do homem e nas suas atividades do dia-a-dia. O homem primitivo, antes mesmo de se comunicar com a palavra articulada, explora o seu ritmo como elemento de ligação entre a dança e a palavra, para poder transmitir as suas mensagens através dos movimentos criados por determinados ritmos.
“O ritmo constitui a coordenação motora e a integração funcional de todas as forças

Relacionados