Trabalho acadêmico de filosofia

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
RESUMO DA MATÉRIA FILOSOFIA : PROVA 07.04.11

Filosofar: É um pensamento sobre o próprio pensamento, ou seja, refletir sobre as coisas para fazer com sabedoria. É ver a natureza como ela é sem a interferência de deuses.
História da filosofia: Pré-Sócrates : Escola Jônica, Escola Pitagórica, Escola Eleática e Escola Pluralista . Os primeiros filósofos invertigavam a veracidade dosmitos.
Os sofistas: éram professores ambulantes, dialogam e ensinavam os cidadãos a arte da argumentação e rejeitavam as hierarquias vigentes.
Característica da filosofia: é crítica e reflexiva, busca a verdade racional e tem a função de libertação da classe dominante (sacerdotes, reis , tiranos).
Heráclito: Foi um importante pensador pré-Socrates , para ele, a realidade seconstitui por mudanças porque nada é eterno ou fixo. O mundo se constitui dos contrários e do movimento.
Sócrates: Mudou o eixo da discussão filosófica, baseava-se no conhecimento próprio, nos valores e na inauguração da ética. Seu lema: “conhece-te a ti mesmo”. Sócrates entendia que o conhecimento estava dentro do próprio homem e que o primeiro passo para a sabedoria era reconhecer a própriaignorância para buscar o conhecimento a partir de si mesmo.
A Maiêutica : foi um método utilizado por Sócrates para ele ensinar, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.
Platão: o que é real, o que é conhecimento , explicou com mito ou alegoria da caverna.
Aristóteles: discípulo de platão, mas discordou do mestre, para ele o conhecimento éadquirido por dois processo: a dedução e a indução.
Afirmação de Aristóteles: “O filósofo é também amante do mito”.
Segundo Aristóteles, o problema mais importante para o homem refere-se a formação do universo. Por quê? Por que o homem tem a necessidade de saber a sua origem e explicar a formação do universo.
Em nosso mundo , o que pode nos impedir de exercer a crítica? Nada, pois somoslivres para refletir e pensar .
Lógica: é a dedução do geral para o particular(homem) e a indução do particular para o geral (ciência)
Período Medieval: verdade revelada, Deus é o centro do conhecimento e do universo, verdades absolutas.
Interface entre filosofia e administração: Promover uma reflexão crítica estabelecendo uma relação entre o pensamento lógico racional e as teoriasadministrativas a partir da origem e história e as correntes de conhecimento que fundamentam a formação de valores.
Mito: É uma narrativa de caráter simbólico relacionada a uma dada cultura. É a primeira forma de interpretação do real. Poetas sacerdotes (Rapsodos) eram os narradores respeitados na época dos gregos.
Características do mito: é um conhecimento desprovido de comprovação,de causa e de lógica. Procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.
Função do mito: Explicar a natureza humana e dar significação ao mundo, o resultado das guerras e valores culturais e também pode estar contida em relatos de civilizações antigas que organizados, constituem uma mitologica como mitologia romana, mitologia grega, etc.
Ainda existem mitos? Sim, por exemplo mitos folclóricos, se referindo a crenças comuns de diversas comunidades
O que é verdade : antes aceitava-se como verdade o que a tradição, as autoridades e ou deuses determinavam, os filósofos buscaram um novo conceito que libertasse o povo e a verdade passou a ser fundamentada em princípios difinitivos, necessários eabsolutos abrangendo tudo o que existe no universo e válido para todos.
O que é natureza: é um conjunto de tudo o que existe.
O que é realidade: é o que pode ser conhecido, não precisamos de intermediários para contemplá-la.
O que é conhecimento: só é considerado conhecimento o que nós podemos racionalizar, abstrair e achar a verdade.
Onde está o verdadeiro conhecimento: está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • trabalhos academicos
  • Trabalhos academico
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • Trabalho academico
  • trabalho academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!