Trabalho 802.11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAIS – FACULDADE DE SORRISO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ALEXANDRE METZ
ALISSON DELIBERALI
LUCAS MARQUES
FABIO BORGES
ODAIR CARNIVALI
ELIANDRÉ DA SILVA

PADRÕES 802.11 E FUNCIONAMENTO DAS REDES WIRELESS

SORRISO
2011

ALEXANDRE METZ
ALISSON DELIBERALI
LUCAS MARQUES
FABIO BORGES
ODAIR CARNIVALI
ELIANDRÉ DA SILVA

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia emAnálise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Sorriso – FAIS, como requisito para a conclusão do 2º semestre sob a orientação do Prof. Leandro Sassi.

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Sorriso – FAIS, como requisito para a conclusão do 2º semestre sob a orientação do Prof. Leandro Sassi.

PADRÕES 802.11 E FUNCIONAMENTO DASREDES WIRELESS

SORRISO
2011

REDES PADRÃO 802.11

A busca de protocolos padrões para as tecnologias do famoso mundo Wireless LAN (WLAN) começou em 1990 quando a agência reguladora americana FCC (Federal Communications Comission) convidou a IEEE para padronizar a utilização da banda de frequência ISM (Industrial, Scientific and Medicine), que opera na frequência de 2,4GHz, juntamente comvários outros dispositivos, tais como forno microondas, telefones sem fio etc.
Assim apostando nessa nova tecnologia, o IEEE constituiu um grupo de pesquisa para criar padrões abertos que pudessem tornar a tecnologia sem fio cada vez mais realidade. Esse projeto, denominado de padrão IEEE 802.1 ficou inerte por aproximadamente sete anos devido a fatores que não permitiam que a tecnologia sem fiosaísse do papel. E o principal fator para que esse projeto não fosse posto em pratica era a baixa taxa de transferência de dados que inicialmente não passava os Kbps.
Com o passar do tempo com a elevação dessa taxa de transferência de dados passou a atingir Mbps, a rede sem fio começou a ser vista como uma tecnologia promissora e a receber mais investimento para a construção de equipamentos quepossibilitassem a comunicação sem fio entre computadores.
A versão original de WLAN (padrão IEEE 802.1) foi liberada em 1997 sobre a frequência de 2,4 GHz e a taxa de transmissão de 1 – 2 Mbps. Depois em 1999, tivesse o padrão IEEE 802.1b de frequência de 2,4 GHz e com até 1 Mbps. Nessa época foi citado pela primeira vez o termo de Wi-Fi (Wireless Fidelity), pois os fabricantes de WLAN queriamassegurar a “fidelidade” ao padrão de tecnologia 802.11b.
Ainda em 1999 foi homologado o padrão 802.11a que operava com frequência de 5,8 GHz e tinha uma taxa de transferência de dados de até 54 Mbps. Em Junho de 2003 tivemos a homologação do ultimo padrão de Wi-Fi, o IEEE 802.11g que opera com frequência de 2,4 GHz e tem taxa de transmissão de dados na casa dos 54 Mbps, esse padrão utiliza a modernamodulação OFDM também utilizada na banda larga de modens ADSL e na TV Digital.
Nesta banda 2,4GHz é dividida em 75 canais, e a informação é enviada utilizando todos esses canais numa sequência pseudoaleatória, em que a frequência de transmissão dentro da faixa vai sendo alterada em saltos. Essa sequência segue um padrão conhecido pelo transmissor e pelo receptor, que uma vez sincronizados,estabelecem um canal lógico. O sinal é recebido por quem conhece a sequência de saltos e aparece como ruído para outros possíveis receptores que não conhecem a sequência de saltos entre os canais.

PADRÃO IEEE 802.1

O IEEE formou um grupo de trabalho que tinha como objetivo definir padrões de uso para redes sem fio. Um desses grupos de trabalho foi denominado 802.1, que reúne uma série deespecificações que basicamente definem como deve ser a comunicação entre um dispositivo cliente e um concentrador ou a comunicação entre dois dispositivos clientes. Ao longo do tempo foram criados varias extensões onde foram incluídas novas características operacionais e técnicas. O padrão 802.1 original (também conhecido como wi-fi), em termos de velocidade de transmissão, provê, no máximo com 2...
tracking img