Trabalho 5periodo

1160 palavras 5 páginas
O URBANO E O REGIONAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO mutações, tensões e desafios

Região e regionalização num mundo des-territoriatorializado

Tornou – se lugar comum afirmar que o mundo contemporâneo vivencia um processo generalizado de globalização e de fragmentação ou mesmo regionalização. O processo de transformação territorial hoje é muito mais dinâmica, instável e imprevisível, devemos levar em consideração que estamos enfrentando um processo de desterritorialização e homogeneização, ignorando que não existe destruição de territórios sem a sua configuração em novas bases, pois nenhum grupo social se reproduziria desterritorializado, levando em conta a que as junções entre território e territorialização é imanente a toda configuração social.

Região: Conceito polissêmico

Região é um conceito muito caro aos geógrafos, mais podemos afirma que se trata sem duvidas do conceito geográfico mais pretensioso, na medida que sempre se colocou, direta ou indiretamente , como o conceito “Integrador” por excelência dentro da disciplina, seja com relação a integração entre sociedade e natureza ou entre o urbano e o rural, seja com relação a integração entre as múltiplas dimensões sociais (ainda que uma seja considerada como dimensão estruturante.
Nesse âmbito, o que marca mais esse conceito de região é uma grande polissemia, ou seja, de vários ou inúmeros sentidos, a começar pela amplitude que a noção adquire no senso comum. A partir do Dicionário de Oxford English são encontrados diversos tipos de conceitos de região, algumas, são subsídios delas mesmas, podemos sintetizar essas séries de definições em quatros blocos.
1º A região em seu sentido mais genérico de “lugar”, estado ou condição que possui um caráter específico “esfera de domínio”, parte ou divisão de algo.
2º A região em um sentido geográfico amplo, como “porção da superfície da terrestre”, “área, espaço ou lugar com extensão ou caráter mais ou menos definido em diversas escalas –

Relacionados

  • a historia da educação
    2483 palavras | 10 páginas
  • Trabalho
    3438 palavras | 14 páginas
  • NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA.
    13193 palavras | 53 páginas