Trabalho 3 - sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é um arquivo?
Um arquivo é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos, tornando seu conceito abstrato e generalista Um arquivo é constituído por informações logicamenterelacionadas, podendo representar instruções ou dados. Arquivos são gerenciados pelo sistema operacional de maneira a facilitar o acesso dos usuários ao seu conteúdo.

2. Como arquivos podem serorganizados?
A forma mais simples de organização de arquivos é através de uma sequência não-estruturada de bytes, na qual o sistema de arquivos não impõe nenhuma estrutura lógica para os dados. Algunssistemas operacionais possuem diferentes organizações de arquivos. Neste caso, cada arquivo criado deve seguir um modelo suportado pelo sistema de arquivos. As organizações mais conhecidas eimplementadas são a sequencial, relativa e indexada.

3. Diferencie os métodos de acesso a registros sequencial, direto e indexado.
No método de acesso sequencial, a leitura dos registros é realizada na ordemem que são gravados e a gravação de novos registros só é possível no final do arquivo. No acesso direto, a leitura/gravação de um registro ocorre diretamente na sua posição, através do número doregistro que é a sua posição relativa ao início do arquivo. No acesso indexado, o arquivo possui uma área de índice onde existem ponteiros para os diversos registros. Sempre que a aplicação deseja acessarum registro, deve ser especificada uma chave através da qual o sistema pesquisará na área de índice o ponteiro correspondente.

4. Qual a função das system calls de E/S?
Possibilitar o acesso asrotinas de E/S que têm como função disponibilizar uma interface simples e uniforme entre a aplicação e os diversos dispositivos.

5. Quais as diferentes formas de implementação de uma estrutura dediretórios?
Estrutura de diretório de nível único, com dois níveis e em árvore.

6. Descreva as vantagens e desvantagens das técnicas para gerência de espaços livres.
Ver item 11.4.

7. O que é...
tracking img