Trabalho 3° semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A contabilidade tem por objeto o estudo do patrimônio, através da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial das pessoas físicas ou jurídicas, seja esse patrimônio resultante da consolidação de patrimônios de outras entidades distintas ou a subdivisão do patrimônio de uma entidade emparcelas menores que mereçam ser acompanhadas em suas mutações e variações.
Os usuários da informação contábil, que acompanham essas mutações e variações, podem ser internos ou externos à entidade. Os usuários internos são representados pelos administradores e funcionários. Já os usuários externos são acionistas, credores e autoridades governamentais. São pessoas que, diretaou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade.
A contabilidade influência a tomada de decisões em uma empresa à medida que o gestor se utiliza das informações por ela gerada. Há, por parte dos
Administradores, necessidade de informações adequadas e oportunas para subsidiar o processo decisional das empresas. O fato de se podercontar com as informações em tempo hábil é de fundamental importância para o processo decisório da Empresa.











2 APLICAÇÃOES FINANCEIRAS

2.1 FORMA DE CONTABILIZAÇÃO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Das demonstrações contábeis, o administrador pode extrair informações úteis para a tomada de decisões, como os indicadores econômico-financeiros. Esses indicadores são índices dereferência, para fins de análise interna da empresa e comparativa com outras empresas do segmento.
Para o investidor, a previsão do futuro é a base da análise das
demonstrações contábeis, ao passo que, do ponto de vista da administração, essa
análise é útil como meio de antecipar as condições futuras e, mais importante, como ponto de partida para o planejamento de medidas queinfluenciarão o curso de eventos futuros. Uma análise de índices econômico-financeiros da empresa é
geralmente o primeiro passo de uma análise financeira. Os índices destinam-se a
mostrar as relações entre as contas das demonstrações contábeis.
Relacionando as variadas contas do conteúdo demonstrado na DRE, o administrador pode obter índices que revelam o resultado dasua gestão. Os índices de lucratividade, avaliam a capacidade da empresa gerar lucros ou a capacidade de remunerar capitais empregados em suas atividades. Observa-se atentamente a lucratividade da empresa, pois, para continuar existindo ela precisa ser lucrativa. Pode-se citar como exemplos desses indicadores: margem bruta; margem operacional; margem líquida; retorno sobre o investimento; retornosobre o patrimônio líquido.
Ao utilizar as informações contidas no balanço patrimonial juntamente com informações obtidas na demonstração do resultado de exercício o administrador terá subsídios interessantes para a tomada de decisão. Como exemplos de indicadores obtidos a partir desses dois demonstrativos pode-se citar os índices de atividade.





2.2 RENDIMENTOSINCIDENTES

As Aplicações de Liquidez imediata correspondem, geralmente, a compras de títulos do governo, como, por exemplo, letra e bônus.
Tais títulos têm liquidez imediata porque a empresa pode resgatar o valor aplacado mais os rendimentos no dia em que desejar. Os rendimentos correspondem à inflação ocorrida no período em que o dinheiro permaneceuaplicado, sendo geralmente baseada na variação dos títulos do governo.
As Aplicações de Rendimentos Prefixados, a empresa fica sabendo, no dia da aplicação, o valor dos seus rendimentos, que correspondem à correção monetária prefixada mais juros já na Pós fixados a empresa somente fica sabendo quanto ganhou com a operação no dia de seu resgate.
Os empréstimos...
tracking img