trabalho 10 Gest o dav vig em sa de 1

1189 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EM SAÚDE, ÁREA DE
CONCENTRAÇÃO SAÚDE PÚBLICA (UAB)
POLO DA LAPA
TUTOR PRESENCIAL : Vânia Hammerschmidt
ALUNO: SEMIRAMIS MARIA AMORIM VEDOVATTO

Disciplina: Gestão da Vigilância à Saúde
Unidade 10
Atividade 1
QUESTÃO 1 - Definições e conteúdos comuns :
a. Defina as vigilâncias em saúde.
Segundo o Dicionário de educação Profissional em Saúde o vocábulo “vigiar” vem do latim vigilare – que significa estar atento, procurar, precaver-se, acautelar-se. Em se tratanto de Saúde o termo “vigilância” esta relacionado a conceitos históricos de “saúde e doença” presente em determinados tempos e lugares históricos, às praticas de cuidado aos enfermos e as formas empregadas para evitar a disseminação de doenças. Como exemplo podemos citar o isolamento como uma das praticas mais antigas de intervenção social relativo a saúde . No final da Idade Média, surge um modelo médico e político de intervenção sanitário que deslocava o isolamento para a quarentena. Surgem experiências norteadoras para as atuais praticas de vigilância em saúde apontados por Foucalt(1982) :Medicina do estado (Alemanha), a medicina urbana (França) e a medicina social (Inglaterra).
No século XIX, com o desenvolvimento das ciências aparecem novos e eficazes medidas de controle de doenças como a vacinação – repercutindo em praticas melhores de controle de doenças e organizando novos serviços e ações em Saúde Coletiva. Surge, então, o conceito de vigilância – de forma limitada, entendido como o controle de doenças – observando e isolando pacientes atingidos pelas doenças (Exemplo : hanseníase e asilos para “leprosos”).
Com o passar do tempo a Vigilância amplia as suas ações passando também a estar ligado a acompanhamento de eventos adversos à saúde, aprimorando medidas de controle, bem como a produção, analise e disseminação de informações sobre saúde , assessorando assim

Relacionados

  • F52f6e82 5c44 42f1 8856 4c18a2c203a9 1
    181348 palavras | 726 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas