Trabalho 1 PSPB 1 Christian Schwarz E Gildo Daniella Rodrigues

2723 palavras 11 páginas
Christian Lynch, Roberto Schwarz e Gildo Marçal Brandão: leituras sobre o Pensamento Social e Político Brasileiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Departamento de Ciências Sociais
Curso de Relações Internacionais
Pensamento Social e Político Brasileiro I – Darlan Montenegro
Por Daniella Rodrigues Silva – 201249010-5
Numa breve síntese, abordarei a colaboração dos autores Christian Lynch, Roberto Schwarz e Gildo Marçal Brandão no campo do pensamento social e político brasileiro. Christian Lynch, numa visão macro, objetiva estudar, pesquisar e problematizar a formação e desenvolvimento do campo do pensamento social e político brasileiro. Para atingir tal propósito, versará concordando politicamente com a abordagem estruturada por Wanderley Guilherme dos Santos – desse modo, posicionando-se politicamente mais à esquerda (conservador) como Wanderley. De alguma forma, mesmo que inicialmente, almeja explicar o porquê da “inferiorização, menosprezo ou subordinação” da produção intelectual brasileira frente à hegemônica e da sua consequente denominação enquanto pensamento e não teoria. Tal intuito é reforçado com base na avaliação do lugar periférico do Brasil no mundo - nos níveis: econômico, social, político e intelectual - pelos principais intelectuais da área.
Gildo Marçal Brandão direciona seus esforços para provar sua tese da perpetuação da linhagem de pensamento político brasileiro desde Tavares Bastos à FHC e Visconde de Uruguai à Dilma. No entanto, ainda que em seu artigo retome Wanderley Guilherme dos Santos e seu trabalho seja utilizado por Lynch como projeto de pesquisa referencial do campo, Gildo escreve de “fora” das esferas políticas que pretende abordar – ainda que pense sua tendência à esquerda (conservadora) política.
Por conseguinte, Roberto Schwarz vai discutir as ideologias, pensamentos, ideias e valores no Brasil Império (século XIX). Problematizará a possibilidade de haver liberalismo ao passo que

Relacionados