TRABALHO 1 DA DISCIPLINA PROJETOS ACAD MICOS EM EAD

1117 palavras 5 páginas
TRABALHO 1 - DISCIPLINA PROJETOS ACADÊMICOS EM EAD
Nome: Paula D’Andrea Guaraldo

No decorrer da Unidade I - Contextualização do mundo acadêmico – da disciplina Projetos Acadêmicos em EAD, nos foi proposto o desenvolvimento de uma resenha do Plano Nacional de Educação - PNE (2011/2020). O foco do trabalho esteve em identificar os principais desafios da Educação até 2020 e, por conseguinte, indicar como as Tecnologias Educacionais e a Educação a Distância – EAD - podem contribuir para se vencer tais desafios.
Para o desenvolvimento do trabalho, optamos por inicialmente expor as diretrizes do PNE (2011/2020). A primeira delas trata-se da erradicação do analfabetismo; em seguida a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais; a melhoria da qualidade do ensino; a formação para o trabalho; a promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; a promoção humanística, cientifica e tecnológica do país; o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; valorização dos profissionais da educação e, por fim, difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.
A partir de tais diretrizes conseguimos identificar quais seriam os principais desafios da educação no decorrer da presente década e, assim, podemos avaliar como as Tecnologias Educacionais e a Educação a Distância – EAD - podem contribuir para se vencer tais desafios. Neste sentido, chamamos a atenção primeiramente para a segunda diretriz do PNE que consiste na universalização do atendimento escolar, pois ela embasa a maioria das metas apresentadas em tal documento.
No ponto de vista da EAD, este configura um aspecto que, em médio e longo prazo, deixa de ser algo utópico, especialmente se considerarmos a meta três do PNE: “Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%,

Relacionados

  • floresta
    99953 palavras | 400 páginas
  • velhices envelhecimento ativo pdf
    109172 palavras | 437 páginas