trabalhnstituição Asilo

4216 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA unip

ANA LUIZA DE SOUSA ROCHA – RA: B34HIH-0

GLAUCIA FERREIRA – RA: T484DD-0

Trabalho de Observação em Instituição - Asilo Curso de Psicologia
4 e 5º semestre, Campus Norte
Orientador: Profª. Celso

SÃO PAULO
2014

1 RESUMO
Nos últimos anos, a Psicologia Social tem construído teorias e métodos eficazes, como a intervenção psicossocial, a fim de contribuir para melhoria da qualidade de vida e na construção de novas subjetividades dos idosos. O objetivo deste trabalho é contextualizar a visita a uma instituição de idosos com as políticas públicas de assistência, além de criar um projeto de intervenção baseado nas queixas apontadas na entrevista concedida ao grupo, na ocasião da visita a esta instituição asilar.
Esta intervenção elaborada pelo grupo busca acima de tudo, uma melhora no relacionamento interpessoal e a desnaturalização de crenças que interferem na qualidade de vida dos idosos.

2 LOCAL
Entrevista realizada em: Instituição de Longa Permanência “Recanto Dos Avós”, situada em Estrada do Sabó, 753- Parque Santos Dumont- Guarulhos-SP.
Ação Social da Fé Batista, mantenedora do “RECANTO DOS AVÓS” é uma entidade civil privada, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e beneficente, presta assistência a idosos independentes ou semi independentes carente ou sem condição de permanecer no convívio familiar.

3 INTRODUÇÃO
Com o aumento da expectativa de vida geral da população nas últimas décadas, a parcela de idosos tem aumentado consideravelmente. Na sociedade atual, com a flexibilização do emprego, um maior número de mulheres no

Relacionados