trabalhis vut

1373 palavras 6 páginas
Título: Atividade Aberta 01

Autora: Cristiana Leite Carvalho

Leia, atentamente, o texto que será objeto de discussão no Fórum:

A INDUÇÃO COMO MÉTODO CIENTÍFICO por Deivide Garcia da Silva Oliveira
A ciência é uma das poucas áreas de conhecimento que se tornou matéria para outras áreas, seja como objeto de estudo, seja como fundamentação, ou, neste caso, como objeto de crítica. Neste texto, tenho a intenção de mostrar, em linhas gerais, o quanto a ciências está afastada do conceito de ‘segurança’ ou ‘certeza’ em função do seu método; e ademais clarificar àqueles que querem navegar em seu navio, que não obstante a sua insistência em navegar, tal embarcação ainda não possui muitos furos em seu casco e o trabalho dos seus tripulantes talvez seja interminável.

assim no método científico, perceberemos que, na medida em que abandonamos a certeza passaremos a obter uma espécie diferente de resultado, algo mais adequado às capacidades humanas, pois, não temos certeza, o que temos, no máximo, são resultados confiáveis ou plausíveis. Desta maneira, a ciência deixa de ser, aos olhos de muitas pessoas, “divina”, e passa então a ser passível de muitíssimas críticas e reformulações, tal como o próprio homem que a construiu.

Na contemporaneidade, estamos acostumados com os benefícios e até mesmo com certa idolatria de tudo aquilo que recebe o nome de ciência. Quando falamos que determinado produto é cientificamente recomendado, está subliminarmente inserida nesse enunciado a ideia de que o resultado científico é sinônimo, até mesmo, de total segurança.
Esse tipo de segurança deve-se basicamente ao método com o qual as ciências tradicionais trabalham. Entretanto, logo veremos que não há tanta segurança

Nunca na história o homem teve tantas áreas de conhecimento e tantas especialidades como hoje. Temos, por exemplo, uma medicina específica para cada parte do corpo. Especializações para inúmeros tipos de problemas. De

Relacionados