trabalhinos

4125 palavras 17 páginas
BB.01: As plantas

BIOLOGIA

ATIVIDADES
1.

(UEL) O pequeno porte fundamentalmente, a falta de
a)
b)
c)
d)
e)

2.

briófitas

deve-se,

estruturas para absorção de água e sais tecidos condutores de seiva alternância de gerações reprodução sexuada flores (UNAERP) Assinale a alternativa que apresenta uma característica das Briófitas (musgos):
a)
b)
c)
d)
e)

3.

das

Não possuem raízes e sim rizóides
Possuem raízes e vasos condutores de seiva
Não possuem raízes mas possuem vasos condutores de seiva
A reprodução se faz por metagênese, sendo o esporófito a fase haplóide
A reprodução se faz por metagênese, sendo a fase gametofítica diplóide

a)
b)
c)
d)
e)
a)
b)
c)
d)
e)

(UFC) Na questão a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
As BRIÓFITAS, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção de água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental.
A respeito das Briófitas é verdadeiro afirmar que:
01.

02.
04.

08.
16.

6.

a ausência de tecido especializado para transporte de seivas, explica pelo menos em parte o seu pequeno porte; independem da água para reprodução; são classificadas como FANERÓGAMAS, por possuírem órgãos reprodutores bem visíveis (as flores) vivem preferencialmente em locais secos e ensolarados; a reprodução ocorre por alternância de gerações, sendo predominante a fase gametofítica (produtora de gametas).

I gametófito feminino e haplóide gametófito masculino e haplóide gametófito dióico e diplóide esporófito diplóide esporófito haplóide
II
gametófito diplóide esporófito diplóide esporófito haplóide gametófito feminino e haplóide gametófito masculino e haplóide

Relacionados

  • Trabalhino
    742 palavras | 3 páginas