Trabalhinho de estequiometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Soluções (Solubilidade)
Coeficiente de Solubilidade (CS)

Classificação das Soluções de acordo com o Coeficiente de Solubilidade (CS)

Solubilidade dos gases em líquidos Os gases são pouco solúveis nos líquidos, no entanto sua solubilidade pode ser favorecida por dois fatores:  Temperatura: a diminuição da temperatura aumenta a solubilidade do gás no líquido.  Pressão: a influência da pressãona solubilidade dos gases é descrita pela Lei de Henry: "Em temperatura constante, a solubilidade de um gás num líquido é diretamente proporcional à pressão".

Portal de Estudos em Química (PEQ) – www.profpc.com.br

Página 1

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO
01 (Unifesp-SP) Uma solução contendo 14 g de cloreto de sódio dissolvidos em 200 mL de água foi deixada em um frasco aberto, a 30°C. Após algum tempo,começou a cristalizar o soluto. Qual volume mínimo e aproximado, em mL, de água deve ter evaporado quando se iniciou a cristalização? Dados: solubilidade, a 30°C, do cloreto de sódio = 35 g/100 g de água; densidade da água a 30°C = 1,0 g/mL. a) 20 b) 40 c) 80 d) 100 e) 160

02 (FEI-SP) A tabela a seguir fornece as solubilidades do KCℓ e do Li2CO3 a várias temperaturas.

Assinale a alternativafalsa. a) A dissolução do KCℓ em água é endotérmica. b) O aquecimento diminui a solubilidade do Li 2CO3 em água. c) A massa de KCℓ capaz de saturar 50 g de água, a 40°C, é 20 g. d) Ao resfriar, de 50°C até 20°C, uma solução que contém inicialmente 108 mg de Li 2CO3 em 100 g de água, haverá precipitação de 25 mg de Li2CO3. e) a 10 °C a solubilidade do KCℓ é maior do que a do Li2CO3.

Portal de Estudosem Química (PEQ) – www.profpc.com.br

Página 2

03 (UFPR-PR) A solubilidade do cloreto de sódio é de 36,0 g de cloreto de sódio por 100 g de água, a 20°C. Uma solução A, de cloreto de sódio, a 20°C, foi preparada adicionando-se certa massa M de sal a 150 g de água e agitando-se até que todo o sólido fosse dissolvido. À solução A são adicionados 5,0 g de cloreto de sódio sólido. Com o auxílio deum bastão de vidro, agita-se bastante todo o seu conteúdo. Deixando-se repousar, observa-se uma fase líquida B em equilíbrio com um resíduo sólido de cloreto de sódio.

O resíduo sólido de cloreto de sódio é separado da fase líquida, constituída da solução B. O sólido é pesado, encontrando-se a massa de 1,0 g, conforme mostra a segunda figura acima. É correto afirmar que: (01) B representa umasolução saturada de cloreto de sódio. (02) A massa M de cloreto de sódio utilizada para preparar a solução A é igual a 50 g. (04) 100 g de uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio contêm 36 g deste soluto. (08) O resíduo sólido pode ser separado da solução B pelo processo descrito a seguir: com um papel de filtro seco, de massa m1, filtra-se o conjunto da figura I; o resíduo sólido no papel defiltro é lavado com excesso de água destilada para eliminar a solução B retida no papel; o filtro com o resíduo é secado e pesado, obtendo-se a massa m2; a massa do resíduo é determinada pela diferença (m2 – m1). (16) A evaporação da fase líquida da figura II resulta em um resíduo sólido de 55 g. Soma ( ) 04 (Vunesp-SP) A poluição térmica provocada pela utilização de água de rio ou mar pararefrigeração de usinas termoelétricas ou nucleares, vem do fato de a água retornar ao ambiente em temperatura mais elevada que a inicial. Este aumento de temperatura provoca alteração do meio ambiente, podendo ocasionar modificações nos ciclos de vida e de reprodução e, até mesmo, a morte de peixes e plantas. O parâmetro físico-químico alterado pela poluição térmica, responsável pelo dano ao meioambiente, é: a) a queda da salinidade da água. b) a diminuição da solubilidade do oxigênio na água. c) o aumento da pressão de vapor da água. d) o aumento da acidez da água, devido a maior dissolução de dióxido de carbono na água. e) o aumento do equilíbrio iônico da água. 05 (UEL-PR) A solubilidade das substâncias é, em geral, expressa indicando a massa de soluto necessária para saturar 100 g de...
tracking img