Trabalhando figuras geométricas com o tangram

Tema: Trabalhando figuras geométricas com o tangram

Introdução

O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentesmaiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isóscele médio. As sete peças formam um quadrado. Dentre as várias versões a respeito da origem desse famoso quebra-cabeça,a mais interessante é a de que o Tangram surgiu quando um monge chinês deixou cair no chão uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços, daí a origem do seu nome: Tch’ ia’ Pan, cujosignificado é “tábua das sete sabedorias”. Além disso, com as sete peças desse quebra-cabeça é possível montar cerca de 1700 figuras dentre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números e outros,tornando-o um material pedagógico bastante atraente.

Objetivos

Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese. A regra básica do jogo é que cada figura formada deve incluir as sete peças;Podem ser criadas figuras livremente ou pode-se tentar reproduzir as figuras apresentadas nas cartelas; Mostrar que a Matemática pode ser divertida; Reconhecer as figuras geométricas e seus respectivosnomes.

Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;

Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais aserem utilizados;

Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de idéias como fontede aprendizagem para um mesmo fim.

Metodologia

Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o Tangram?Já ouviram falar sobre ele? Onde?Pra vocês o que acham que seja o Tangram? A partirdas respostas dadas pelos alunos, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: O que é um Tangram? Para que serve? Qual a sua importância na antiguidade? Entre outras. Para...