Trabalhando estatística junto com sua história

Páginas: 7 (1713 palavras) Publicado: 18 de março de 2011
Trabalhando estatística junto com sua história

Introdução
Trabalhar com a História da Matemática dentro de salas de aula, sem dúvida se torna mais agradável à aula, porém, muitos professores não abordam em suas aulas, técnicas que insiram o contexto histórico do assunto, trabalhando o conceito e algumas aplicações da Estatística ao longo do percurso escolar dos alunos com umadedicação histórica deste assunto abordando como tema central o surgimento da Estatística.
Podemos trabalhar de diversas formas no processo de construção do conhecimento, todavia, conhecendo o surgimento da estatística e com isso obter informações sobre o conteúdo.
O mundo que nos rodeia, exige ao aluno competências do pensar que lhes permitam resolver problemas, procurando soluçõesinovadoras e adequadas ao contexto. É neste sentido de construção de materiais através de coleta de informações e do uso de computador que são os que assumem um papel importante na educação de nossos alunos.
Desenvolvimento
De início necessitamos conhecer como surgiu a Estatística e com isso adquirir dados sobre o conteúdo.
A população primitiva se organizou sentindo necessidadedo conhecimento numérico de recursos existentes, então foram realizadas as primeiras estatísticas para os governantes de antigas e poderosas civilizações para fazer o levantamento dos patrimônios que o Estado obtinha e como estava distribuída entre as pessoas. Heródoto foi outro que fez o primeiro levantamento estatístico, em 3050 a.C. se elaborou uma pesquisa dos poderes financeiros das pessoas doEgito, sendo que a finalidade era investigar quais eram os recursos de mão-de-obra e financeiros para a construção das Pirâmides. Em 2238 a.C. o imperador chinês Yao mandou realizar uma estatística para descobrir questões financeiras com fins industriais e comerciais. Ramsés II ordenou a realização de um arrolamento das terras do Egito. Moises (1490 a.C.) também investigou estatísticas de gregose romanos. Com a queda do império romano se passou um milênio sem que se conhecesse a importância da Estatística e com o conhecimento de alguns dados estatísticos muitos Estados mandaram realizar pesquisas para conhecer melhor certas características da população com a idéia de impor leis de impostos e quantidades de pessoas do sexo masculino para a guerra.
Sabemos hoje, que a Estatísticasurgiu antes do nascimento de Cristo e reapareceu somente por volta do Século XVII. O alemão Gottfriend Achemmel foi quem sugeriu a palavra Estatística que se originou de statu (estado, em latim). Já no século XVIII, teve inicio na Inglaterra com grupos para levantar dados sobre a saúde publica, nascimento e mortes. Neste período de destacaram John Graunt (1620- 1674) e Willian Petty (1623- 1687),que buscavam fenômenos sociais e políticos para a tradução das leis quantitativas.
Todavia, iniciou no século XIX e sendo a última parte da evolução da Estatística, ampliando e interagindo com os conhecimentos já adquiridos nos séculos anteriores a dependência de vários ramos das descobertas da Estatística e de certa maneira Ronald Ficher (1890- 1962) e Karl Pearson (1857- 1936) contribuíramcom isso.
Acreditando que o professor de matemática tem um potencial para desenvolver didaticamente o conteúdo, visando a história da matemática, o conhecimento dela com recursos tecnológicos irão introduzir qualquer conteúdo em sala de aula, promovendo grandes oportunidades para uma aula construtiva de conhecimentos sem tentativas exaustas para repassar os conhecimentos.
O estudoestatístico não é feito tendo como referência uma única pessoa ou um fato isolado, e sim um conjunto de elementos. Esse conjunto é chamado de coletivo ou de população. As pesquisas realizadas para estudar nível de instrução, religião ou preferência musical são exemplos de variáveis qualitativas. Já as pesquisas que envolvem estatura, número de habitantes e idade são exemplos de variáveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhando juntos vamos alem
  • Contação de histórias trabalhando com fantoches
  • Trabalhando com historia em quadrinhos
  • A História da estatística
  • A estatística e sua história
  • Historia da estatistica
  • história da estatistica
  • A estatística e sua história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!