Trabalhando duro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Proteção Radiológica: normas
Profª. Dra. Regina Bitelli Medeiros Coordenadora do Núcleo de Proteção Radiológica Responsável pela Coordenadoria de Física e Higiene das Radiações - DDI email: rbitelli.ddi@epm.br OBJETIVO DAS NORMAS Impedir o aparecimento de efeitos biológicos determinísticos e limitar a probabilidade de efeitos estocásticos durante a vida profissional do indivíduo. NormaCNEN-NE.3.01-Diretrizes Básicas de Radioproteção Norma CNEN-NN.6.01- Requisitos para o Registro de Pessoas Físicas para o preparo, Uso e Manuseio de Fontes Radioativas Norma CNEN-NE.6.02- Licenciamento de Instalações Radioativas Norma CNEN-NE.6.05- Gerência de Rejeitos Radioativos em Instalações Radiativas Norma CNEN-NN.3.05- Requisitos de Radioproteção e Segurança para Serviços de Medicina Nuclear NormaCNEN-NE.5.01- Transporte de Materiais Radioativos LIMITES DE DOSES OCUPACIONAIS Norma CNEN-NE.3.01 de julho de 1988 Limites Primários A dose equivalente anual máxima para quaisquer órgãos ou tecidos é 0,5 Sv/ano, que representa metade da dose limiar para efeitos biológicos determinísticos nos órgãos mais radiossensíveis, com exceção do cristalino dos olhos, para o qual o limite é 0,15 Sv/ano. Paraos efeitos estocásticos, o limite de dose efetiva é 0,05 Sv/ano. Este valor corresponde a um risco de morte para o trabalhador de 5 x 10-4 por ano, que é similar ao risco a que estão expostos trabalhadores em outros ramos de atividade. A dose no abdome de mulheres com capacidade reprodutiva não deve exceder 10 mSv em qualquer período de 3 meses consecutivos.A dose acumulada no feto durante operíodo de gestação não deve exceder 1 mSv. As doses recebidas por estudantes, aprendizes e estagiários maiores de 18 anos não deve exceder 1/10 dos limites para indivíduos do publico em uma única exposição. Entre 16 e 18 anos a dose anual não deve ser superiore a 3/10 dos limites primários para o trabalhador.

LIMITES DE DOSES OCUPACIONAIS Norma CNEN-NE.3.01 de julho de 1988 Limites Secundários Paraavaliar a “dose equivalente efetiva” resultante da radiação externa, utiliza-se o “índice de dose equivalente profunda”, que é a dose equivalente máxima que ocorre a uma profundidade igual ou superior a 1 cm da superfície de uma esfera de 30 cm de diâmetro, constituída de tecido mole, posicionada à altura do tórax. H I,s : índice de dose equivalente superficial anual H I ,s ≤1 500mSv Para avaliara “dose equivalente efetiva” resultante da radiação de materiais depositados internamente ao corpo, utiliza-se a fração do LIA (Limite de incorporação anual), que é a quantidade de um radionuclídeo que resulta numa dose equivalente efetiva comprometida de 50 mSv quando inalado, ingerido ou absorvido pela pele ou por um ferimento ( acumulada nos 50 anos após a incorporação). H I,d : índice de doseequivalente profunda anual I j: incorporação anual do radionuclídeo j LIA j : limite de incorporação anual para o radionuclídeo j

H I ,d 50mSv

+∑
j

Ij LIA j

≤1

LIMITES DE DOSES OCUPACIONAIS Norma CNEN-NE.3.01 de julho de 1988 Limites Derivados Limites operacionais que permitam ações corretivas. São estabelecidos com base nas condições reais de trabalho ou em condições plausíveis,com suficiente conservadorismo para garantir que não sejam excedidos os limites anuais. Exemplos: concentração máxima de um radionuclídeo no ar de modo que não seja excedido o limite de incorporação anual por inalação; taxa de dose horária máxima devido à radiação gama num local de modo que não seja excedido o limite anual do índice de dose equivalente profunda, contaminação de superfícies.Exposição de Emergência Podem participar somente trabalhadores que tenham recebido informações sobre os riscos. Caso as doses previstas sejam iguais ou superiores a 100 mSv a participação será voluntária.

LIMITES DE DOSES PARA INDIVÍDUOS DO PÚBLICO Norma CNEN-NE.3.01 de julho de 1988

Os limites de dose aplicam-se para a soma das doses por exposição externa no período especificado e das doses...
tracking img