Trabalhando com lendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHANDO COM LENDAS
Marque a resposta certa:
Lendas são:
( ) histórias verdadeiras
( ) tradições populares, histórias fabulosas ou misteriosa
( ) musiquinhas de ninar.
O SACI- PERERÊ
O Saci – Pererê é um menino sapeca que vive nas matas do Brasil. Ele tem a pele mais negra do queo carvão em noite escura e usa na cabeça uma carapuça vermelha.
O negrinho de uma perna só está sempre com o cachimbo na boca e , quando encontra uma pessoa, a primeira coisa que ele faz é pedir fumo para colocar no seu cachimbozinho.
Ele não gosta de fazer grandes maldades. Mas faz sempre pequenas brincadeiras para assustar as pessoas: azeda o leite fervido, joga mosca na sopa,queima o feijão na panela...
Outra coisa que ele gosta de fazer é assustar as galinhas! Elas correm e gritam apavoradas enquanto o Saci dá gostosas gargalhadas !
Entendimento do texto
1)O texto fala sobre:
( ) As comidas que o Saci come;
( ) O Saci e suas travessuras;
( ) O Saci e suas brigas com a Cuca.

2)Ele vive:
( ) Nas ruas;
( ) No campo;
( ) Nasflorestas do Brasil.

3)Como o texto descreve o Saci?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Qual é a primeira coisa que o Saci faz quando encontra uma pessoa?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Que brincadeiras o Saci faz para assustar as pessoas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6)Quando o Saci assusta as galinhas,ele:
( ) Chora enquanto as galinhas dão risada;
( ) Pula e as galinhas correm;( ) Dá gostosas gargalhadas e as galinhas correm e gritam apavoradas.



LENDA DO GUARANÁ

Há alguns anos atrás, aqui no Brasil existia a tribo dos Índios Maués, havia ali um casal de Índios muito jovens, que eram muito felizes, a não ser pela vontade de terem um filho. Até que certo dia a Índia engravidou para a felicidade de todos na aldeia.
Passado algunsmeses a Índia deu a luz a um lindo indiozinho, que tornou-se a alegria de todos, perto dali na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar a alegria dos outros. A mesma, não suportando ver o curumim tendo a atenção toda voltada para sí, sendo protegido por todos.
Um dia, escondeu-se atrás de uma moita e, num descuido dos índios, o curumim afastou-se sem ninguémperceber. A perversa cobra deu um bote e picou o menino na perna.
Ao darem pela falta do índio, saíram todos a procura dele vindo a encontrá-lo já sem vida.
Desesperados os pais lhe tomaram nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este com dó de todos ordenou-lhes que tirassem-lhe os olhos do menino e enterrassem na aldeia, sendo obedecido pelo casal.Passaram-se quatro luas e quando os pais retornaram ao local, notaram que nascia ali uma linda planta, que foi crescendo, crescendo, crescendo...Quando já estava bem grande, a planta começou a dar frutos, foi quando todos notaram que os frutos pareciam dois olhinhos pretos, e tomaram para si que era os olhos do menino que se multiplicaram para tomar conta e proteger.
Do caule da planta osíndios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos, o suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.

1) A lenda do guaraná pertence a que tribo de índios?
_______________________________________________________________________
2) Qual era o grande desejo do casal de jovens?...
tracking img