Trabalhando com jdbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica do Salvador Bacharelado em Informática Antonio Yuri Jailson do Amor Divino Felipe Souza

Tutorial: Trabalhando com JDBC Configuração e manipulação.

Professor: Eduardo Jorge

Salvador Maio/2008 Tutorial: Trabalhando com JDBC
Introdução:
O presente tutorial tem por objetivo mostrar como aplicações Java estabelecem uma conexão com o Banco de Dados e a partir dasmesmas Inserem, Consultam e Buscam dados. Para isso utilizaremos para a demonstração o banco de dados Postgresql usando o pgAdmin para manipulação e criação das tabelas e o IDE NetBeans da Sun.

O que é JDBC:
“Java Database Connectivity ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que faz o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional; API’s de baixo nívelé base para API’s de alto nível; Amplia o que você pode fazer com Java; Possibilita o uso de bancos de dados já instalados; Para cada banco de dados há um driver JDBC que pode cair em quatro categorias. São elas: Ponto JDBCODBC, Driver API-Nativo, Driver de Protocolo de Rede e Driver Nativo”. Wikipédia, a enciclopédia livre. A função do driver JDBC além da conectividade aplicação-banco é tornar aaplicação mais “independente” do banco, ou seja, caso seja necessário por algum motivo a mudança de um banco Postgresql para um banco Oracle, simplesmente basta mudar o conector JDBC, sem ter a necessidade de alterar toda a aplicação.

Recursos utilizados no tutorial:
• • • Postgree for Windows -Link: superdownloads.uol.com.br/download/77/postgresql/ JDK IDE Java - opcional, recomendo Netbeans(www.netbeans.org) ou Eclipse (www.eclipse.org) ambos em suas versões mais recentes.

2



Conector JDBC (Irá mudar de acordo com o banco utilizado, no caso desse tutorial será o conector para o PostgreSql).

Instalação do PostgreSql:

1º Passo: Fazer o download do arquivo compactado contendo o instalador, ele possui aproximadamente 17.5 MB de tamanho.

2º Passo: Descompacte o pacotee executar o arquivo postgresql-8.3.msi. (Fig 1.0).

3

Fig 1.0 3º Passo: Clique em avançar até a seguinte tela (fig 2.0), você terá as opções de instalação. Aconselho que os módulos de Database Server (Servidores de banco de dados) e de User Interface (Interfaces do Usuário) fiquem habilitados. Para isso basta clicar nos módulos e selecionar a primeira opção.

Fig 2.0 4° Passo: Se vocêdesejar que o PostgreSQL seja instalado como um serviço no Windows habilite o checkbox "Instalar como Serviço"(fig 3.0), caso não queira marque essa caixa, o serviço terá que ser iniciado manualmente, irei falar como fazer isso nos passos a frente. Aqui vem uma das partes mais críticas da instalação, que é relacionado à colocação do usuário que vai rodar o serviço. Esse usuário não é um usuário doSGBD, mas sim do próprio Windows. Este usuário não pode ser administrador e também não pode ser um usuário sem senha, caso coloque um usuário que não exista o instalador ira perguntar se você deseja criá-lo.

4

Fig 3.0

5° Passo: Na janela seguinte são pedidas as opções relacionadas à que porta o servidor irá rodar, codificação e também qual será o super usuário. Este usuário é um usuáriointerno do SGBD e não pode possuir a mesma senha do usuário do Windows especificado anteriormente. (fig 4.0). Após informar a senha e clicar em Próximo será exibida a tela solicitando a seleção da Linguagem Procedural, basta clicar em Próximo novamente, pois a Linguagem PL/pgsql já estará marcada. Também existe a opção para aceitar conexões que não são vindas de “localhost”. Por mais que esta opçãoesteja selecionada, você terá que conceder acesso aos endereços que desejar editando o arquivo pg_hba.conf.

5

Fig 4.0

6º Passo: Será necessário também optar pelos módulos adicionais que deseja instalar, fica a seu critério o que você realmente vai utilizar. (fig 5.0).

Fig 5.0 6

7° Passo: Para concluir a instalação, basta desmarcar a opção “Launch Stack Builder at exit”, caso...
tracking img