Trabalhadores de postos de combustíveis expostos ao benzeno: protocolo de assistência

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Pós Graduação em Saúde e Segurança do Trabalho
Luiz Francisco Pascoal Filho

EXPOSIÇÃO AO BENZENO PELOS TRABALHADORES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Boa Vista - Roraima
2011

Pós Graduação em Saúde e Segurança do Trabalho
Luiz Francisco Pascoal Filho

EXPOSIÇÃO AO BENZENO PELOS TRABALHADORES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Projeto de Pesquisa apresentado a WPÓS– Instituto AVM como exigência parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico ao Curso Saúde e Segurança do Trabalho.

Orientação: Denise M. P. Raposo

Boa Vista - Roraima
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral

2.2 Objetivos Específicos

3. REVISÃO DA LITERATURA

4. METODOLOGIA5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EXPOSIÇÃO AO BENZENO PELOS TRABALHADORES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

1. INTRODUÇÃO

O benzeno, uma substância reconhecidamente carcinogênica, tem sido objeto de controle no âmbito mundial, dada sua característica de contaminante universal e seus potenciais efeitos à saúde humana. (Barale R 1995. Genotossità del benzene, pp. 41-50. In MinoiaC, Apostoli P & Bartolucci GB)
A prevenção de agravos e doenças do trabalho no Brasil registra décadas de iniciativas sem sucesso. Apenas na década de 40 foi criada a primeira legislação trabalhista.
A partir de 1970 o avanço da industrialização resultou no aumento do número de acidentes e doenças ocupacionais, que já era alto. Criou-se uma série de normas para enfrentar essa situação,dentre elas a obrigatoriedade das empresas maiores de terem profissionais especializados, como engenheiros, médicos, enfermeiros e técnicos na área de segurança e medicina do trabalho, denominada “SESMT”. Mas a quantidade de acidentes continuou a crescer, mesmo quando o ritmo da atividade econômica se reduziu, sendo que no biênio 75/76 o Brasil chegou a ter 10% dos seus trabalhadores acidentados.(BRASIL, 1990).
A Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT tem por objetivo conhecer a realidade de saúde da população trabalhadora, através da caracterização do adoecimento e morte relacionados com o trabalho: em sua magnitude, distribuição e tendências, da avaliação dos ambientes, do processo produtivo e das condições de trabalho, identificando os fatores de risco e as cargas de trabalhoa que estão expostos os trabalhadores, e as possibilidades de intervenção. (Ayres, 2002).
A proposta deste projeto é elaborar um Protocolo de Vigilância de Risco Ocupacional utilizando ferramentas de georeferenciamento que poderá subsidiar o grupo gestor de saúde voltado às doenças e agravos ocupacionais em Boa Vista – Roraima, a fim de incrementar as ações de vigilância em saúde dostrabalhadores em postos de combustíveis, sobre as situações de grave e iminente risco à saúde pela exposição ao benzeno.

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Elaborar um Protocolo de Vigilância de Risco Ocupacional à Exposição ao Benzeno pelos Trabalhadores de Postos de Combustíveis.

2. Objetivos Específicos

• Levantamento bibliográfico de projetos similares já realizadosneste campo de estudo;
• Levantamento e mapeamento dos Postos de Combustíveis em Boa Vista- RR;
• Identificar situações de risco à exposição pelo benzeno.

3. REVISÃO DA LITERATURA

O benzeno foi descoberto em 1825 por Michael Faraday (1791 - 1867) no gás de iluminação usado em Londres na época. Faraday é o mesmo cientista que descobriu vários fenômenos elétricos e determinouas leis da eletrólise. Em 1834, o químico Edilhardt Mitscherlich determinou a fórmula molecular do benzeno como sendo CH66.
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Risco quimico
  • A assistência da enfermagem do trabalho junto aos trabalhadores expostos ao mercúrio
  • posto de combustivel
  • Posto de combustivel
  • Posto combustivel
  • Posto de Combustível
  • Posto de combustível
  • postos de combustivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!