Trabalhadores cooperados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHADOR COOPERADO
 
Considera-se cooperado o trabalhador associado a cooperativa, que adere aos propósitos sociais e preenche as condições estabelecidas em estatuto de cooperativa
 
Otrabalhador que aderir á Cooperativa e, por estatuto da mesma, adquirir o status de cooperado, não é caracterizado como empregado, conforme CLT, art. 442, adiante reproduzido:
 
“Qualquer que seja o ramode atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquelas”.
 
Nada impede, entretanto, que umcooperado seja empregado (pelo regime da CLT) em uma Cooperativa.
 
As cooperativas podem ser de vários tipos, mas as mais comuns são as de Trabalho e de Produção.
 

COOPERATIVA DE TRABALHO

 Cooperativa de trabalho, espécie de cooperativa também denominada cooperativa de mão-de-obra, é a sociedade formada por operários, artífices, ou pessoas da mesma profissão ou ofício ou de vários ofíciosde uma mesma classe, que, na qualidade de associados, prestam serviços a terceiros por seu intermédio.
 
A cooperativa de trabalho intermedeia a prestação de serviços de seus cooperados, expressosem forma de tarefa, obra ou serviço, com os seus contratantes, pessoas físicas ou jurídicas, não produzindo bens ou serviços próprios.

 


COOPERATIVA DE PRODUÇÃO

 
Considera-se cooperativade produção aquela em que seus associados contribuem com serviços laborativos ou profissionais para a produção em comum de bens, quando a cooperativa detenha por qualquer forma os meios de produção. 
Base: § 3 do art.1 da Lei 10666/2003.
 

INSS DOS SEGURADOS INDIVIDUAIS COOPERADOS

Cada cooperado deverá ter sua própria matrícula no INSS, como segurado obrigatório na categoria decontribuinte individual.
A cooperativa de trabalho e a pessoa jurídica são obrigadas a efetuar a inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS dos seus cooperados ou contribuintes individuais...
tracking img