Trabalhadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hábitos Alimentares e suas influências psicológicas
Alguns determinantes do comportamento e hábitos alimentares ao longo do desenvolvimento, da infância à adolescência. Embora primariamente influenciados por fatores constitucionais, são as experiências com diversos alimentos e sabores, incentivadas por aspectos de ordem afetiva e sociais, os principais fatores do comportamento e hábitosalimentares. Entre as influências mais importantes das escolhas de crianças e jovens contam-se os níveis de satisfação com o corpo, o tempo despendido face à TV e a publicidade sobre alimentos. Sobre-ingestão e excesso de peso e obesidade são algumas as consequências negativas. Compreender o comportamento alimentar e os seus determinantes é um passo importante para o desenvolvimento de estratégias deprevenção.
A alimentação infantil é determinada pelas preferências da criança e estas manifestam-se em geral em torno dos alimentos e dietas ricas em lípidos e doces. Está demonstrada uma grande apetência dos bebês recém-nascidos pelo doce e salgado. Esta preferência provavelmente inata tende a declinar se a criança tiver pouca oportunidade de consumir alimentos com característicascorrespondentes. Pelo contrário o contato e a experiência com estes produtos, alimentos doces e salgados, será responsável por grande preferência e consumo nos anos seguintes, condicionando assim alguns aspectos da dieta.

HÁBITOS ALIMENTARES E ATITUDES DOS JOVENS

As preferências alimentares infantis são determinadas fundamentalmente pelo critério gostar ou não gostar. Já as atitudes dos jovens face aosalimentos implicam factores bastante mais complexos que interagem entre si de forma integrada. As razões que os levam a consumir este ou aquele produto relacionam-se com as qualidades intrínsecas do mesmo (como ser ou não saudável, ser ou não natural, ser gostoso, ter aspecto atraente, etc.), com as consequências do seu consumo no evoluir do peso corporal, e ainda com as influências sociaisdecorrentes da observação dos modelos juvenis, com hábitos de vida que facilitam ou estimulam o consumo de este ou aquele produto, e com antecedentes relativos às preferências quando criança e com as influências familiares.
Segundo Chapman e MacLean (1996), os adolescentes tendem a associar a comida a um conjunto de situações com diferentes significados emocionais. Assim os vegetais cozidos, saladase alimentos por eles classificados como saudáveis, são associados às refeições com os pais, a ficar em casa e o maior autocontrole. O fast food, comida de baixo valor nutricional definida por este grupo como não-saudável, é associada a refeições com os amigos, às refeições fora, à falta de controle e ao estar à vontade. Ainda segundo estes autores, o consumo de fast food seria a expressão dasnecessidades de independência dos jovens perante à família e da adesão ao grupo de iguais. O consumo destes alimentos teria, por um lado, um impacto positivo no bem-estar psicossocial dos jovens mas também um impacto negativo, por outro lado, pois eles eram percebidos como não-saudáveis.
Algumas variáveis sociais e demográficas também influenciam as escolhas alimentares dos jovens. O sexo, aeducação (anos de escolaridade) e o rendimento económico são fatores determinantes. Os fatores familiares, sócio-culturais, de marketing e políticos, interagindo a vários níveis, contribuem para modelar as relações entre a imagem do corpo, o peso, exercício físico e a alimentação dos jovens.
O consumo excessivo dos fast foods e produtos com excesso de cafeína, carboidratos, entre outro, consumidos emexcesso pelos jovens tem se tornado um dos principais causadores de doenças psicológicas como da depressão.
A depressão é um transtorno que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
É uma doença que afeta o corpo, o humor e o pensamento. Apesar de tratável, poucas pessoas procuram tratamento. Os sintomas da depressão incluem uma sensação opressiva de desespero e desânimo, que simplesmente...
tracking img