Trabalgo Geo

1552 palavras 7 páginas
Raul Todeschini

Mapeamento de uso e cobertura do solo do município de Horizontina - RS

Santa Maria, RS
2012

Raul Todeschini

Mapeamento de uso e cobertura do solo do município de Horizontina - RS

Trabalho apresentado para a disciplina de Geoprocessamento, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – Área de Ciências Tecnológicas, como requisito de avaliação para o segundo bimestre.

PROFESSOR: Sandro Luciano Barreto Fensterseifer

Santa Maria, RS
2012
1 INTRODUÇÃO

O conceito da expressão “uso e cobertura do solo” é formado por três conceitos: uso, cobertura e solo. O primeiro termo diz respeito ao que o homem constrói ou insere sobre a superfície ou como maneja o solo como agricultura, pastagens, cidades, entre outros, enquanto o segundo se refere aos atributos físicos da superfície terrestre como florestas, campos, desertos, etc (McConnell & Moran, 2000, apud Alves, 2004) e o solo é a camada superficial da crosta terrestre oriundo da decomposição da rocha-matriz, sob influência do clima e de processos físicos, químicos e biológicos, no qual os vegetais se desenvolvem (Flores, Fasolo e Potter, 1999). Resumidamente, o uso e cobertura do solo expressa parte do conjunto de atividades de uma sociedade, isto é, pode-se dizer é a expressão espacial da reprodução social.
No que se refere ao mapeamento das atividades humanas sobre a superfície terrestre, os dados de Sensoriamento Remoto aliados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), constituem uma ferramenta de grande importância para o diagnóstico e planejamento das atividades antrópicas. Segundo Crósta (1992) do ponto de vista técnico científico, as imagens de sensoriamento remoto vêm servindo de fonte para estudos e levantamentos geológicos, ambientais, cartográficos, florestais, urbanos, oceanográficos, entre outros. Acima de tudo, as imagens de sensoriamento remoto passaram a representar uma das formas viáveis de monitoramento ambiental em escalas locais e globais, devido a

Relacionados