Trabaho do curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo da ureia


A uréia é um composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2. Tóxica, a uréia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo protéico no ser humano e nos demais mamíferos
Em quantidades menores, está presente no sangue, na linfa,nos fluidos serosos , nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. Altamente azotado, o nitrogênio da uréia (que constitui a maior parte do nitrogênio da urina), é proveniente da decomposição das células do corpo e também das proteínas dos alimentos
É solúvel em água e em álcool , e ligeiramente solúvel em éter.

É livremente filtrada pelos glomérulos e é dependente davelocidade do fluxo urinário, ligado diretamente ao grau de hidratação. Grande parte da uréia filtrada é reabsorvida passivamente nos túbulos proximais.

É livremente filtrada pelos glomérulos e é dependente da velocidade do fluxo urinário, ligado diretamente ao grau de hidratação. Grande parte da uréia filtrada é reabsorvida passivamente nos túbulos proximais.


U r é i a

Níveis Séricos daUréia:

Os aumentos dos níveis séricos da uréia podem ser classificados, de acordo com a sua origem, como pré-renais, renais e pós-renais. Os níveis séricos diminuídos são mais raros e decorrem de importante restrição da ingesta de proteínas, desidratração, reposição excessiva de líquidos, durante a gestação e nas doenças hepáticas graves por diminuição da síntese da uréia.

UREMIA PRÉ-RENAL(Função renal normal)

Níveis aumentados de produção de uréia ou diminuição do fluxo sangüíneo

Catabolismo protéico aumentado, ingestão excessiva de proteínas, cho- que traumático ou hemorrágico, desidratação, descompensação car- díaca aguda, absorção de grandes hemorragias, infecções maciças ou toxemia.

Detectada pelo aumento da uréia plasmática sem haver elevação da creatinina nosangue.

UREMIA RENAL


Doença renal intrínseca doença renal glomerular:

Insuficiência renal aguda ou crônica; nefrites; pielonefrites

O diagnóstico clinico é ajudado quando há sintomas de hipertensão e edema e laboratorial com aumento de uréia e creatini-na

UREMIA PÓS-RENAL

(Reabsorção da uréia )

Obstrução do fluxo renal:

Obstrução do trato urinário por cálculo, obstruçãoexterna, tumores de bexiga, tumores ou hipertrofia da próstata, defeitos congênitos de bexiga ou uretra.

Há também hipercalemia e hipercalcemia


Uréia na Função Renal:

A uréia é considerada um marcador da função renal, apesar de ser menos eficiente que a creatinina pelos diferentes fato-res não-renais que podem afetar sua concentração. Portan- to a avaliação conjunta com a creatinina éútil no diagnóstico diferencial das causas de lesão renal.



Valores Normais de Uréia:

Hipouremia:

Ocorre na insuficiência hepática, o fígado comprometido fica incapaz de formar uréia a partir da amônia vinda do metabolismo das proteinas.

Resultando na hiperamonemia, (altas concentrações de amônia no sangue) podendo ser fatal. No cérebro (sensível a elevadas concentrações de amônia)causa retardo mental e letargia.

Ciclo da Uréia:

O ciclo da uréia consiste em cinco reações - duas dentro da mitocôndria e três no citossol, no hepatócito. O ciclo utiliza dois grupos amino, um do NH4+ , e um do aspartato, e um carbono do HCO3- para formar a uréia. Essas reações utilizam a energia de quatro ligações de fosfato. A molécula de ornitina é a car-regadora desses átomos de carbonose nitrogênios.


O NH4+ gerado na mitocôndria do fígado, mais HCO3- produzido pela respiração mitocondrial são empregados na síntese de carbamil fosfato, que é catalisada por carbamil fosfato sintetase I e depende de ATP. Carbamil fosfato entra no ciclo da uréia. Carbamil fosfato transfere grupo carbamil para a ornitina para formar citrulina e liberar Pi. Reação é catalisada pela ornitina...
tracking img