TrabadoEconomiaNayara

912 palavras 4 páginas
1) Conceitue, citando a fonte.

Conceito de Economia: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.”
Agentes Econômicos Em uma economia capitalista, são as famílias, as empresas e o governo, que respondem às seguintes questões: O quê?, Quanto?, Como? e Para Quem Produzir?. É o que constitui o 4 Quanto?, Como? e Para Quem Produzir?. É o que constitui o chamado "Mercado". São aspectos imprevisíveis, dinâmicos, ágeis. Já em uma economia centralizada, é o governo quem responde àquelas perguntas, formulando a partir de um órgão de planejamento central.
Fonte: http://www.cnf.org.br/documents/19/fd534a67-8d62-4f38-b412-c52308259740
Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis:
- A quantidade ofertada de um bem;
- O preço deste bem;
- O preço dos bens concorrentes a este;
- O custo de produção destes bens;
- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.
Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como exemplo, podemos citar o vídeo-cassete, que no início da década de 80 custava muito caro. Seu preço foi declinando com a chegada de marcas diferentes, e também de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado – ou significa, sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada.
Um bom exemplo que

Relacionados