Trabaalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS:
Projeto Informando para Prevenir

Alika Renata Ratuchene
Cleonice Fátima de Almeida
Leia Goulart
José Messias
Vanessa Letícia Costa

RESUMO

PALAVRAS CHAVES: Prevenção, Deficiência, Assistência Social

1. INTRODUÇÃO
O presente documento decorreu do Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, em torno da temática da Prevenção das Deficiências,fruto da experiência do Estágio Curricular realizado na Escola de Educação Especial Arco-Íris (APAE de Castro).
A motivação para realização deste Trabalho emergiu da identificação da problemática da falta de informações apresentadas pelos próprios familiares dos alunos em relação ao assunto. Portanto entendeu-se desta forma que, se as próprias famílias desconheciam as possíveis causas geradoras dasdeficiências quanto mais às famílias que não fazem parte desta realidade. Esta alienação implica na elevação dos índices de pessoas com deficiência no Município. Desse modo, fez-se necessário a intervenção na questão por parte dos envolvidos e responsáveis (Serviço Social da APAE, acadêmicos do Curso de Serviço Social da Anhanguera Educacional, usuários da Instituição e seus familiares), para queconjuntamente buscassem alternativas para o enfrentamento do problema. Neste sentido, constitui-se o objetivo deste trabalho, apresentar idéias, métodos, técnicas e resultados que foram obtidos durante o processo de aprendizado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Não podemos deixar de pensar em prevenção das deficiências sem nos reportarmos diretamente na questão da vida em sociedade e na questãoética.
Deficiência segundo o Dicionário Aurélio representa qualquer perda ou alteração de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, do individuo. E incapacidade é qualquer restrição ou falta (resultante de uma deficiência) da capacidade para realizar uma atividade, dentro dos moldes e limites considerados normas para um ser humano. (Referencia ver quarta)
Prevenção e tratamentosdependem da sociedade civil e das autoridades, porém a inclusão social, o pertencimento da vida em sociedade, a luta contra o preconceito é sem duvida uma questão ética. Não é ético conviver com deficiências que poderiam ser evitadas.
Para melhor entendimento a respeito das deficiências vale discorrer acerca de sua disposição. As quais são classificadas como única e múltipla (junção de duas oumais deficiências), e podem ser separadas da seguinte forma:

Deficiência Visual | Uma perda total (CEQUEIRA) ou parcial da visão. |
Deficiência Auditiva | Uma perda total (SURDEZ) ou parcial da audição. |
Deficiência Múltipla | Duas ou mais deficiências ao mesmo tempo numa pessoa, como, por exemplo, surdez e cegueira. |
Deficiência da Fala | Um padrão de fala limitada ou dificultosa. |Deficiência Mental | Um padrão intelectual reduzido e consideravelmente abaixo da média. DEFICIÊNCIA MENTAL LEVE, MODERADA, SEVERA ou PROFUNDA, são termos que indicam níveis de comprometimento (ou dificuldades cognitivas) |
Deficiência Física | A perda ou redução da capacidade motora. Um procedimento comum é referir-se aos portadores de deficiência de qualquer tipo chamando-os todos como sendodeficientes físicos, o que é um equivoco, pois desconsidera as pessoas com deficiência sensorial ou mental. |
Fonte: www.institutointegrar.org.br

2.1. Alguns Aspectos Históricos da Deficiência

A pessoa com deficiência vem sofrendo discriminação e preconceito desde os primórdios:
Segundo Livro Texto Serviço Social, modulo 7 (sete) 2011. Na Idade Média pessoas com deficiências eramatiradas aos leões nas arenas, sendo consideradas como inúteis a sociedade. Mais tarde foram criadas as Primeiras Instituições que tinham a função básica de abrigá-las, prover alimentação e medição. Com o passar do tempo também começaram a ofertar a escolarização.
Outrora o deficiente era “preparado” para se adequar à sociedade como ela era, sendo criadas várias formas de integração social, o que...
tracking img