Trabaalho De Microbiologia 2 1

524 palavras 3 páginas
 Numerosos fatores podem influenciar no sucesso de

dentes reimplantados, mas os que merecem mais atenção são aqueles que estão relacionados com a manutenção ou não do tecido pulpar e a preservação da membrana periodontal.
 Alguns autores optam pela remoção do tecido pulpar e a substituição por material obturador, para colocação do reimplante.

 Nos casos de avulsões dentais, dificilmente há

possibilidade de reimplantação imédiata. Esse fato, mais a possibilidade de neoformação do ligamento periodontal, mesmo em porções radiculares das quais foi retirado o cemento e parte da dentina, levou-nos a questionar se a eliminação de fibras colágenas da superfície radicular seria, realmente, um empecilho à indução dessa neoformação.

 Para se realizar o estudos foram utilizados cães de ate 2

anos de idade, e foram retirados os dois incisivos centrais inferiores e superiores. Logo após a extração a polpa dos dentes foram retiradas e foi preenchido por pasta de hidróxido de cálcio, os dentes foram estocados durante 1 hora em soro fisiológico e depois reimplantados, e fixados por amarrias de aço inoxidável.  Como resultado do estudo a gengiva, na maioria dos

espécimes, apresentou reinserção epitelial ligeiramente abaixo da junção cemento-esmalte localizou-se ao nível da junção. Foi observado pequeno ou moderado número de linfócitos, plasmócitos e histiócitos, restritos à lâmina própria da vertente interna do epitélio.

 Dois dos 16 casos apresentaram fibras periodontais

com inserção em osso e em cemento, estendendo-se de um tecido para outro em grande parte da raiz, sendo que a inserção das fibras em quase metade da extensão radicular foi a característica mais comum neste grupo de animais.

 Tal como no grupo anterior, o epitélio da mucosa

gengival apresentou reinserção pouco abaixo da junção cemento-esmalte. Observaram-se pequenos fragmentos de dentina e/ou cemento junto à porção cervical do dente, a qual apresentava pequenas áreas de reabsorção inativa

Relacionados

  • micologia
    6748 palavras | 27 páginas
  • Anatomia
    32386 palavras | 130 páginas