Trab

Páginas: 10 (2342 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Região Nordeste do Brasil
A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1969. Wikipédia
População: 53,59 milhões (2009)
Área: 1.558.196 km²
O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste,Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148.825,6 km²,6 ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.
A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outrascidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão7 Na RMF, cidades importantes como Eusébio, Horizonte, Maranguape, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, sede do Porto do Pecém, incrementam o PIB cearense. Ao todo são 184 municípios.
É atualmente odécimo segundo estado mais rico do país, sendo o terceiro mais rico do Nordeste. A capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste, e o 9º maior do país8 . O Ceará apresentava, em 2010, a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.9
Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes porano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para 67.000 pessoas.
O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e dacultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil. Terra de Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país como Renato Aragão e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero10 ; e atores famosos como José Wilker, Gero Camilo e Luiza Tomé.
O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grandequantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".11
O governo do Ceará criou a primeira secretaria estadual de cultura do Brasil em 1966.189 A instituição organiza e fomenta a culturacearense e auxilia outras instituições particulares na manutenção das tradições da população do estado.
Arte popular
Rendeira cearense trabalhando com bilros.
A cultura cearense é de base essencialmente européia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino. Quando da introdução da cultura portuguesa no Ceará, ao longo do século XVII, os índios jáproduziam um diversificado artesanato a partir de vegetais como o cipó e a carnaúba, bem como dominavam técnicas primitivas de tecelagem do algodão,190 inclusive tingindo os tecidos de vermelho com a casca da aroeira.191 Com a colonização, diversas técnicas européias se somaram a essa base cultural, formando uma arte popular que viria a ser renomada nacional e internacionalmente.
Com origensportuguesas e relevante influência indígena, têm destaque a produção de redes com os mais diversos bordados e formas e intrincadas rendas feitas em bilros, talvez o maior destaque da produção artesanal cearense, sendo uma arte tradicional no Ceará desde, pelo menos, o século XVIII.192 As rendas e os labirintos possuem maior destaque nas imediações do litoral, enquanto o interior se destaca mais pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trab
  • trab
  • trab
  • Trabs
  • Trab
  • trab
  • Trab
  • Trab

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!