Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CONTABILIDADE: UMA PROPOSTA DE BALANÇO SOCIAL APLICADA AO DESENVOLVIMENTO LOCAL.
AUTORA: Helena Mara Oliveira Lima – Professora do Quadro Efetivo da Universidade Estadual vale do Acaraú - UVA, Mestranda em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará- UFC, Especialista em Contabilidade Gerencial Pública e Privada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA eContadora pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. E-mail: helenamara@sobral.org CO-AUTOR: Hugo Macário de Brito Pinheiro – Consultor do Quadro Efetivo do SEBRAE -Ceará, Geógrafo pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Monitor do Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, Multiplicador de DLIS pela PUC Minas e Facilitador de Treinamentos Empresariais do SEBRAE Ceará. E-Mail-hugo@ce.sebrae.com.br Rua: Dr. Manuel Marinho, 124, Bairro: Domingos Olímpio, Sobral-Ceará,CEP:62.020.700. Telefone: (085 9957 1398 / 088 - 614 5023)

ÁREA DE TRABALHO: BALANÇO SOCIAL RESUMO: O desenvolvimento local surge como uma nova estratégia de ação onde atores locais decidem de forma participativa um destino comum ambicionado para o território. Para sua realização é necessário que todos passema saber qual sua parcela de contribuição e responsabilidade, ficando evidenciados modernos conceitos de democratização da renda e benefícios sociais, sustentabilidade, bem como responsabilidade social. Este trabalho propõe a atuação da contabilidade nas ações de desenvolvimento local contribuindo por intermédio de núcleos de pesquisas, compostos por alunos e professores do curso de ciênciascontábeis de Instituições de Ensino Superior, devidamente articulados com os atores locais pertencentes ao território em que está inserida. O trabalho resultaria na elaboração de um Balanço Social do Desenvolvimento Local do território, estruturado sobre as perspectivas dos capitais: empresarial, humano, social , natural e tradicional. Seu principal objetivo seria o de gerar informações que auxiliassema gestão das ações de desenvolvimento de forma equilibrada e responsável permitindo também que a comunidade tomasse conhecimento da evolução do processo. 1. UM NOVO PARADIGMA DE DESENVOLVIMENTO:

1.1. Considerações Iniciais:
1

As ações tradicionais de desenvolvimento não têm tido êxito na promoção de um crescimento equilibrado mundial por apresentarem descaso com a preservação do meioambiente, bem como por não terem um equilíbrio de distribuição de renda que permitam uma democratização da qualidade de vida entre todos os que vivem no território. Isso ocorre basicamente por se embasarem quase sempre nas políticas de subvenções financeiras e concessão de incentivos fiscais, por ignorarem as notórias disparidades sociais e econômicas das regiões e por não reconhecerem e nemestimularem a articulação do poder público local junto à população do território.

O desenvolvimento local representa uma saída para equacionar essas diferenças regionais tão presentes em nosso país, nele há uma valorização da comunidade que apoiada pelas entidades capacitadoras e ou estimuladoras podem discutir as alternativas rumo a solução dos problemas buscando saídas viáveis para a construção de umfuturo, tendo sempre em foco um grande objetivo que é o da melhoria da qualidade de vida e o da garantia de sustentabilidade dos recursos para as gerações vindouras

1.2.Desenvolvimento Local X Desenvolvimento Econômico:

As modificações sociais e econômicas ocorridas mundialmente influenciam os padrões comportamentais do ser humano que enquanto principal agente promotor do desenvolvimentocomeça a refletir sobre alternativas de desenvolvimento apoiado em novos paradigmas de preservação ambiental, descentralização do poder público e reconhecimento dos desequilíbrios e das potencialidades regionais.

Toda a capacidade de geração e acumulo de riqueza da humanidade tem focado apenas o chamado crescimento econômico, ou seja, aquele evidenciado através do acumulo de bens materiais e que...
tracking img