Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Maias de Eça de Queiroz

Personagens:

Afonso da Maia

-Provavelmente a personagem mais simpática do romance.
-Sem defeitos.
-Carácter, culto e requintado nos gostos.
-Partidário das ideias liberais, ama o progresso.
-Generoso para com os amigos e os necessitados
-Ama a natureza.
-Altos princípios morais de que não abdica
-Pertencente à alta sociedade

Maria Eduarda Runa-Oposição em termos ideias e sociais relativamente a Afonso
-Mulher de caprichos
-Ideais religiosos (educação Pedro com apoio padre Vasques)

Pedro da Maia
-Enorme beleza física, parecenças físicas e psicológicas com Mª Eduarda Runa (condicionalismo para Afonso)
-enorme instabilidade emocional que deixa entrever uma psique pouco equilibrada, fruto da hereditariedade não corrigida pela educação.-Cobardia moral (sua reacção de suicídio face à fuga da mulher)

Carlos Eduardo da Maia

Protagonista da História
Rico, bem-educado, adivinha-se que seja culto, de gostos requintados, em contraposição a seu pai Pedro da Maia, como resultado de uma educação à Inglesa.
Gentleman, corajoso, frontal.
Amigo do seu amigo, generoso.

Maria Monforte
-Fã dos jogos de sedução
-Formosa, doida,excessiva.
-Pessoa séria e responsável aquando o nascimento de Maria Eduarda
-Leviana e nada moral, é nela que radicam todas as desgraças da família Maia (o drama em causa)

Eusébiozinho

O oposto de Carlos (lado negativo) no que respeita à educação
-Doentio, mergulhado nas educações da sua mãe e tia.

Árvore Genealógica

[pic]

Resumos alargados e notas

Capitulo I

É feita aapresentação exaustiva do Ramalhete, a casa de residência do protagonista, Carlos da Maia em Lisboa, nas janelas verdes (Santos-o-Velho). Apresentação também de algumas personagens como Afonso da Maia, cujo retrato físico e moral se aborda. Toma-se contacto com a família Maia, e assiste-se em resumo à história da vida de Afonso da Maia, com as suas ideias liberais contrapostas ao conservadorismo dafamília e da mulher, e à história da educação de seu filho Pedro, até ao casamento deste com Maria Monforte, onde está o ponto de partida para a história que Eça de Queirós pretende apresentar.

Notas

Este capítulo divide-se em duas partes: a primeira gira à volta do Ramalhete, a casa que Eça de Queiroz faz questão de descrever com exaustão. É a propósito do Ramalhete que o leitor contacta com oprotagonista (Carlos da Maia) muito ao de leve, e mais longamente com o seu avô, o idoso Afonso da Maia. A história deste até ao casamento do filho Pedro com Maria Monforte, a negreira, ocupa toda a segunda parte.
A importância deste capítulo é fundamental. Não só nos dá a chave para o drama básico do romance, como faz a apresentação dos dois mundos que ao longo de toda a obra se defrontam: o deAfonso da Maia, saudável, livre, moderno, contraposto ao de sua mulher, soturno, triste, e, por isso mesmo, doentio. Pedro será fruto do segundo, como Carlos se pretende o resultado do primeiro.

Capitulo II

Casado com Maria Monforte contra a vontade do pai, Pedro parte para a Itália com intenção de ali se fixar. A persuasão de Maria altera-lhe os planos e fá-lo voltar a Paris primeiro, eregressar a Lisboa depois, fixando-se em Arroios. Afonso esquiva o encontro com o filho partindo para Santa Olávia, a sua quinta no Douro. O casal recebe entre os seus íntimos o italiano Tancredo e Maria adia a inicialmente desejada reconciliação com o sogro, que entretanto regressara a Lisboa. É Pedro quem acaba por voltar para o pai, após ter sido abandonado por Maria Monforte, que foge com um nobreitaliano, levando consigo a filha que tiveram, e deixando-lhe o filho, Carlos Eduardo. Pedro entretanto suicida-se, e o velho Afonso, acabrunhado e triste, recolhe definitivamente a Santa Olávia com o neto.

Nota

Essencial para a compreensão do romance, este capítulo (a historia de Pedro da Maia e de Maria Monforte) constitui em si uma unidade independente. De resto, o conteúdo do conto, a...
tracking img