Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são:
1. Princípio do planejamento
2. Princípio da preparação dos trabalhadores
3. Princípio do controle
4. Princípio daexecução

1. O Princípio do Planejamento
Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.

2. O Princípio dapreparação dos trabalhadores
Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, eem preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga.

3. O Princípio de Controle
Consisteem controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.

4. O Princípio da Execução
Consiste emdistribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.

A organização racional do trabalho assenta em dois aspectos fundamentais:Estudo dos tempos e dos movimentos: A organização científica do trabalho baseia-se na decomposição das tarefas, as tarefas são de tal forma simplificada que podem ser aprendidas por mão-de-obra nãoqualificada. Tem por objetivo determinar o tempo médio que um operário normal demora a realizar a tarefa obtendo assim o tempo padrão que consideram como um instrumento básico de racionalização dotrabalho.
Vantagens:
* Permite eliminar movimentos inúteis e o desperdício de esforço humano
* Torna a seleção do pessoal mais racional
* Estabelecimento de normas bem delimitadas
*Permite maior especialização e aumento da eficácia do operário.
São estabelecidos padrões de desempenho das tarefas, o administrador pode avaliar a eficiência do operário comparando o desempenho real...
tracking img