Trab c geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO 01

Jovens Infectados Pelo HIV Continuam a Apresentar Comportamento de Risco
[pic]

Homens e mulheres jovens infectados pelo HIV são duas vezes mais propensos do que os adultos infectados a praticar sexo sem segurança ou compartilhar agulhas após o diagnóstico, de acordo com pesquisadores de Seattle. O estudo foi publicado no número de janeiro do American Journal of Public Health.Os resultados do estudo dos pacientes HIV positivos mostra que, a despeito das mensagens de alerta avisando pessoas sobre os riscos de compartilhar agulhas para drogas ilícitas e de praticar sexo sem proteção, os jovens tendem a acreditar que as precauções não se aplicam a eles.

O estudo comparou comportamentos de risco de 139 jovens HIV positivos (com menos de 22 anos ao diagnóstico) com os de2.880 pacientes adultos (com mais de 22 anos ao diagnóstico, média de 32 anos). As Dras. Catherine Diamond e Susan Buskin revisaram os prontuários médicos dos participantes do estudo no período entre 1990 e 1998.

Evidências de comportamento de riso incluíram incidências documentadas de sexo sem segurança, compartilhamento de agulhas sem desinfecção, infeção por doenças sexualmentetransmissíveis, prostituição e gravidez dentro de 6 meses após o exame HIV positivo.

Entre as mulheres jovens HIV positivas, 66% apresentou evidências de comportamento de risco comparadas com 46% das mulheres adultas. Entre os homens HIV positivos, 28% dos jovens tinham comportamento de risco comparados com 16% dos adultos.

Os pesquisadores notam que estes dados são de pessoas sob cuidados médicos, sendoque na população geral os números podem ser ainda maiores.

"A maioria das mensagens de saúde pública são direcionadas à prevenção entre pessoas não infectadas," disse a Dra. Diamond. "Os comportamentos de risco de pessoas HIV positivas não estão sendo adequadamente enfocados.

É importante continuar a tentar intervir com medidas de prevenção entre pessoas HIV positivas por causa de seupotencial de infectar outras pessoas."

Fonte: American Journal of Public Health 2000;90:115-118.

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2567&ReturnCatID=59

TEXTO 02
1º de dezembro, Dia Mundial da AIDS
"Sexo não tem idade. Proteção também não"
Em 2008, o Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde (MS) tem como foco homens acima de 50 anos e traz o slogan "Sexo nãotem idade. Proteção também não". Apesar de o Brasil ser reconhecido internacionalmente pela adoção da política de acesso universal ao tratamento gratuito de HIV/Aids na rede pública de saúde, a idéia será reforçada no Dia Mundial de Luta Contra a doença, 1º de dezembro, diante da preocupação em dar resposta ao crescimento da epidemia entre pessoas nessa faixa-etária.
Conforme o relatório anualdo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, existem aproximadamente 33 milhões de pessoas no mundo vivendo com o vírus, e a África Subsaariana é a área mais afetada. Em escala global, estima-se que 10 milhões dos infectados necessitam de tratamento, só que somente três milhões têm acesso. No Brasil, dados do Ministério da Saúde informam que atualmente há 620 mil soropositivos, dos quais200 mil estão sob tratamento. Critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o país tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência da infecção pelo HIV de 0,6% na população de 15 a 49 anos.
70% dos infectados em Niterói têm entre 20 e 49 anos
Em Niterói, desde o início da epidemia até novembro de 2008 foram notificados à Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), daFundação Municipal de Saúde (FMS), 4.458 casos. Desse total, 2.431 são moradores e 2.027 de outras cidades. A maioria dos soropositivos é de homens. Com relação à faixa-etária, a mais atingida é a de adultos jovens, entre 20 a 49 anos (70%). O aumento do número de mulheres atingidas pela epidemia fez com que aumentasse também o total de crianças infectadas pelo o vírus através de transmissão...
tracking img