trab ze mauro np2 fluidos

2458 palavras 10 páginas
Introdução

A pressão é a variável mais usada na indústria de controle de processos no seus mais diversos segmentos e através da mesma, é facilmente possível inferir outras variáveis de processo, tais como nível, volume, vazão e densidade. Comentaremos ainda neste artigo a medição de pressão e sua história, as principais características das tecnologias utilizadas em sensores de pressão, assim como alguns detalhes em termos de instalações, do mercado e tendências com os transmissores de pressão.

A medição de pressão e um pouco de história
A medição de pressão é ponto de interesse da ciência há muitos anos.No final do século XVI, o italiano Galileo Galilei (1564-1642) recebeu patente por um sistema de bomba d’água usada na irrigação. O coração de sua bomba era um sistema de sucção que ele descobriu ter a capacidade de elevar a água no máximo 10 metros. A causa desse limite não foi descoberta por ele, o que motivou outros cientistas a estudarem esse fenômeno. Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) desenvolveu o barômetro. Com esse aparelho, avaliava a pressão atmosférica, ou seja, o peso do ar sobre a superfície da terra. Ele fez uma experiência preenchendo um tudo de 1 metro com mercúrio, selado de um dos lados e mergulhado em uma cuba com mercúrio do outro. A coluna de mercúrio invariavelmente descia no tubo até cerca de 760 m. Sem saber exatamente o porquê deste fenômeno, ele o atribuiu à uma força vinda da superfície terrestre. Torricelli concluiu também que o espaço deixado pelo mercúrio no começo do tudo não continha nada e o chamou de “vacuum” (vácuo).

Barômetro de mercúrio

O barômetro, instrumento para medir pressão da atmosfera, foi provavelmente o primeiro medidor de pressão. O mérito coube a Evangelista Torricelli, físico italiano, que, em 1644, realizou a experiência de inverter um tubo de vidro, fechado em uma extremidade e cheio de mercúrio, em uma cuba também

Relacionados