Trab sobre o imperio romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A – Formulação

Apresente características políticas, econômicas e sociais para definir a transição da antiguidade para a estrutura feudal.Em seguida trate da ascensão do clero católico e de suas influências na produção da mentalidade medieval.









































B – Desenvolvimento


No século 31 a.C, Otávio Augustus derrotouseus rivais, concentrou os poderes em suas mãos, realizou diversas reformas e inaugurou o Império Romano, uma das civilizações mais poderosas de todos os tempos.
Em seu domínio, Otávio diminuiu o poder do Senado, detendo não só os poderes políticos, como também passando a ser cultuado do mesmo modo de Deus.
Na época, Roma vivia um tensão social entre as camadas mais baixas,devido a burocraciacriada por Otávio e para conter isso, Otávio criou a política do “pão e circo”.Nessa idéia de controle da sociedade, o Imperador distribuía trigo e oferecia espetáculos públicos para as massas urbanas empobrecidas.
Para viabilizar essa política, garantindo esses privilégios dos patrícios e o sustento da plebe, Otávio manteve a expansão territorial com o objetivo permanente do Império. Com essasexpansões territoriais, transformaram-se centenas de milhares de estrangeiros em escravos, que eram a base da sociedade romana. Porém nesse mesmo período, fortalecia-se o exército, e estabilizava politicamente o Imperador.
No Império Romano, a sociedade estava dividida em quatro camadas: os patrícios, ricos proprietários de terras, os clientes, parentes pobres ou serviçais desses proprietários,os plebeus, que eram homens livres sem direitos políticos e econômicos, e executavam todos os tipos de atividades. E por último os escravos, que eram a base da economia do Império, vinham como prisioneiros de guerras e faziam todo tipo de trabalho, e não ganhavam por isso.
Após diversas guerras expansionistas, e um devasso império criado por Roma, o então Imperador Otávio Augustus deu fim asguerras de conquistas, e fez a manutenção das fronteiras.Essa decisão resultou na principal causa da decadência do Império, a crise no sistema escravista, devido a falta de prisioneiros de guerra que passariam a ser escravos.Além disso, houve uma redução no afluxo de riqueza de Roma e ainda as ofertas de escravos foram cada vez mais diminuindo, devido ao preço alto deles.Esse processo gerou uma criseem Roma, um vez em que os escravos eram o pilar do sistema de produção romano.
Roma vive uma crise em seu Império, o preço de tudo sobe revoltas acontecem internamente, e o exército tem que ser preparado, e o custo de todos os objetos do exército estão em alta, e o governo faz pressões na sociedade, passando a cobrar altos impostos, gerando conseqüentemente uma revolta dos patrícios. Asprovíncias também geram protestos.
Outros Imperadores ainda tentaram soluções, como Diocleciano, em que implantou o regime de colonato, como tentativa de substituir a necessidade de escravos, e ainda a tetrarquia, o governo de quatro pessoas, porém nenhuma dos dois deu certo.
Constantino buscou o apoio dos cristãos, então perseguidos pelo Império, legalizando a religião e convertendo-se a ela.Teodósio dividiu o Império romano em duas partes, o Império do Ocidente, com a capital de Roma, e o Império do Oriente, com o centro em Constantinopla.
A crise interna de Roma piora, e em 476 a.C o Império se vê obrigado a mandar soldados que estavam nas fronteiras para a proteção nas cidades do interior, e com isso, as fronteiras ficam desprotegidas, nesse momento há invasões externas.
Estesinvasores eram nômades, viviam de acampamentos provisórios, a cavalo e saqueando tudo que viam para viver.Esses grupos, como os Hunos, os Visigodos, os Vândalos, e germanos não eram conquistadores e não queriam viver nas regras de
uma sociedade e muito menos de fixar, só saqueavam e matavam como modo de vida e se sobrevivência.
Este momento ficou marcado como o fim do Império do...
tracking img