Trab pert com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Acadêmica:

Mamiri Santos

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO
DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES:
PERT E CPM

1 Planejamento e Controle de Processo

O Planejamento e Controle de Processo (PCP) é um sistema que integra funções de produção e processos deapoio, no qual centraliza informações e às distribui aos setores envolvidos no processo. É uma atividade que visa satisfazer a demanda dos consumidores.
Para Slack et al (1997), os objetivos de um sistema PCP são: (1) Minimizar atrasos e não atendimentos de ordens de produção; (2) minimizar estoques; (3) minimizar a ociosidade dos recursos produtivos pela alocação eficiente do trabalho; (4)minimizar os lead-times de produção.
O PCP tem por função organizar, padronizar e sistematizar o processo, para que assim ocorra, rapidez, qualidade, seguraça, satisfação do cliente, diante do processo de produção. Planejar e controlar o processo de produção em todos os seus níveis, garantindo que suas decisões operacionais sejam adequadas às necessidades estratégicas.
Slack et al(1997) compreende que as funções associadas ao controle de estoque, são:
(1) determinar “o quê” deve permanecer em estoque. Número de itens; (2) determinar “quando” se devem reabastecer os estoques. Periodicidade; (3) determinar “quanto” de estoque será necessário para um período determinado; (4) acionar o Departamento de compras para executar a aquisição de estoque; (5) receber,armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; (6) controlar os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre a posição do estoque; (7) manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados; e (8) identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

Com base nos conceitos definidos,pode-se concluir que se a empresa produz para estoque, o horizonte de planejamento deve ser de médio ou longo prazo, portanto, deve haver um foco em planejamento. As empresas são bastante interessantes, analisadas sob o ponto de vista prático e também teórico. É importante frisar que podem fornecer suporte ao desenvolvimento de modelos ou teorias que podem vir a influenciar a prática das empresas,sendo que o PCP é uma ótima sugestão

.

2 Rede PERT- CPM ou Planejamento de Rede

A complexidade e as dimensões das operações , no comércio ou na indústria, nas ações governamentais e na ciência, tornam o planejamento e o controle de atividades uma terefa complexa para ser executada isoladamente, apenas com a mente humana.
Inicialmente é relevante abordar que a rede é umarepresentação gráfica ou diagrama de um programa, que consite em apresentar um sequência lógica de planejamento com as interdependência das tarefas, tendo por fim alcançar um determinado objetivo.
Em uma rede são colocadas as durações das tarefas, permitindo com isso uma análise de otimização de tempo e programação em calendário. De acordo com Slack et al (1997) esse processo ajuda osgerentes das organizações a lidar com a complexidade do tempo e a controlar os projetos significativos, sem deixar de lado os empreendimentos menores.
As redes permitem graus de prioridades relativas e demonstra a distribuição de recursos e interdependência entre várias ações necessárias do desenvolvimento do projeto.
Entretando o PERT (Program evaluation and review technique) é umatécnica utiliza no planejamento de rede, desenvolvida em 1958 pelo escritório de projetos da marinha americana para o planejamento do projeto Polaris.
CPM (critical method), iniciou-se como uma técnica para a programação da manutenção preventiva de fábricas de processamento químico, desenvolvida em 1957 por J.E.Kelly da Remington-Rand e M.R. Walker da Du Pont.
O PERT é similar ao...
tracking img