Trab. logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Wal-Mart: reduzindo custos por meio da estratégia logística

A principal proposição de valor da Wal-Mart, aquela que mais a diferencia de seus principais competidores, éa de ser capaz de oferecer a seus clientes um enorme sortimento de produtos, com altíssimo nível de disponibilidade, e com o menor preço do mercado. Para atingir essesobjetivos, aparentemente conflitantes, a Wal-Mart implementou uma estratégia de logística integrada, que possui as seguintes características principais:
1. Uma política deinstalações/localização baseada no princípio da saturação geográfica, ou seja, grandes lojas concentradas geograficamente, para tirar proveito de economias de escala nas compras,no marketing (propaganda) e na distribuição para as lojas.
2. Um sistema de distribuição próprio, incluindo veículos e centros de distribuição, com uso intensivo doconceito de cross-docking, o que torna possível uma política de reposição diária de estoques, a baixo custo.
3. Uma política de preços baixos todos os dias, reduzindo ao máximocampanhas promocionais, aumentando a estabilidade e previsibilidade da demanda, garantindo com isso a racionalização no uso de ativos.
4. Relacionamento de longo prazo comseus principais fornecedores, mediante contratos de alto volume e a longo prazo, e a troca intensiva de informações de demanda, garantindo dessa maneira economias de escala emaior previsibilidade para os fornecedores, com a consequente redução de seus custos operacionais.
5. Uso intensivo de tecnologia de informação para controlar vendas eestoques, para permitir troca contínua de informações entre lojas e com fornecedores, e para orientar o gerenciamento de ativos fixos, como veículos e centros de distribuição.
tracking img