trab_ind

1488 palavras 6 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO
A inclusão escolar é um desafio, uma vez que provoca uma qualificação no processo educativo, possibilitando o direito de todos os alunos, sejam especiais ou não, de exercerem e de usufruirem de uma educação satisfatória (MONTOAN, 2007).
Um processo de transfomação e reestruturação das escola como um todo, que tem como objetivo principal proporcionar uma igualdade nas oportunidades oferecidas na escola a todos os alunos assegurando o desenvolvimento intelectual dos mesmos (MITTLER, 2003). Para que esta inclusão aconteça de forma satisfatória, é necessário que os professores tenham conhecimento acerca das dificuldades dos alunos especiais, em uma tentativa de promover um clima de aceitação incondicional da diferença que acarretaria na dissolução das desigualdades e no desenvolvimento interacional tanto das crianças especiais quanto das crianças “normais” (BARBOSA e BARBOSA, 2004).
Vivenciamos atualmente mudanças políticas, econômicas e socioculturais que refletem no âmbito educacional. E dentro deste contexto as abordagens e propostas educacionais para os alunos Surdos e com deficiências multiplas vêm se modificando, ao longo do tempo, e até hoje são alvos de intensos debates entre educadores e linguistas, terapeutas.
Este trabalho acadêmico tem por finalidade apontar, considerar e questionar a realidade vivenciada pelos alunos com deficiências múltiplas ou surdez, inseridos em

Relacionados