Trab fastshop

8916 palavras 36 páginas
Tema 16 - Conceitos e estrutura da administração da produção
CONCEITO DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A administração de produção é a área da administração que cuida dos recursos físicos e materiais da empresa que realizam o processo produtivo. É através da administração de produção que a empresa extrai as matérias primas, transforma-as para produzir um produto acabado ou presta serviços especializados que a empresa fornece ao mercado, seja ela uma empresa primária, secundária ou terciária. Os dois grandes objetivos da administração de produção são alcançar EFICIÊNCIA e EFICÁCIA na administração dos recursos físicos e materiais.
Eficiência: Segundo Aurélio, ação ou virtude de produzir um efeito. Relacionam-se como meios. A produtividade é decorrente da eficiência. Produzir mais com menos. Eficácia: Segundo Aurélio, eficaz é o que produz o efeito desejado. Relacionam-se como fins. Significa o alcance dos objetivos. Reside em fazer as coisas importantes para o resultado.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais de uma Organização. Segundo Chiavenato, o desenho ou estrutura organizacional decorre da diferenciação de atividade dentro da empresa. Ou seja, a empresa é dividida em departamento, áreas no qual cada uma tem suas atividades sendo representada por um organograma. As organizações buscam o alinhamento do tipo adequado de estrutura de gerenciamento de projetos à sua estratégia de manufatura, com o objetivo de maximizar os benefícios proporcionados por ele. As Estruturas mais tradicionais são:
Estrutura linear ou militar
Representada graficamente por uma pirâmide, demonstra claramente a unidade de comando e o princípio de escalonamento hierárquico. É o tipo de estrutura baseado na organização dos antigos exércitos, tendo as seguintes características: • A chefia é fonte exclusiva de autoridade; • As ordens seguem pela via hierárquica; •

Relacionados