Trab economio

1172 palavras 5 páginas
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte
Cursos: Tecnologia em Marketing
Disciplina: Marketing de Serviços
Professora: Marina Sepúlveda

ESTUDO DE CASO

MARKETING DE HOSPITAIS:
O EQUIVALENTE A UMA SUÍTE EM UM “CINCO ESTRELAS”

Tradicionalmente, os hospitais sempre enfrentaram o problema de excesso de pacientes. Mas, durante as últimas décadas, eles começaram a se ver diante de uma queda nas admissões e baixo nível de ocupação. Na luta para atrair novos pacientes, muitos hospitais se voltaram para o marketing. Quanto mais estudavam o problema, mais complexos pareciam ser os desafios do marketing. A maioria dos hospitais compreendeu que não poderia proporcionar tudo que todas as pessoas desejavam. Assim, alguns começaram a se concentrar em oferecer certas especializações – cardiologia, pediatria, tratamento de queimaduras, psiquiatria. Outros se concentraram em atender necessidades especiais de certos segmentos demográficos.

Um grande hospital de uma mega metrópole nos proporciona um bom exemplo de um moderno marketing de hospital. Ele inaugurou recentemente uma ala equivalente a um hotel cinco estrelas. A ala consiste em seis luxuosas suítes nas quais pessoas de maior poder aquisitivo recebem serviços adicionais de alta qualidade junto com seu tratamento de saúde básico. Desde que foi inaugurado, um fluxo constante de celebridades e outros pacientes ricos têm feito fila para pagar uma grande soma por noite requeridos para se instalar em uma das suítes de classe da ala. Desde o momento em que são levados até seus quartos por um elevador privativo, os pacientes da ala são tratados com extremo luxo.

O hospital não chegou por acaso à idéia de ala diferencial. O serviço é o resultado de um sólido programa de marketing encabeçado pelo diretor de marketing do hospital. Uma recente pesquisa realizada na área do mercado primário do hospital mostrou que quase 50% dos residentes da região são profissionais de alta renda e elevado nível de escolaridade. Trinta

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas