ENGENHARIAS E ARQUITETURA
ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO DA PRÁTICA QUATRO
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2012
UNIVERSIDADE SALVADOR
ENGENHARIAS E ARQUITETURA
ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO DA PRÁTICA QUATRO
AUTORES:
Relatório referente a pratica de Propriedades Periódicas. Disciplina: Química Geral 1. Turma: EEQ-MR01 Semestre: 1.
SALVADOR, BAHIA,BRASIL
2012
1.0 REFERENCIAL TEÓRICO:
- Metais:
Os metais estão posicionados à esquerda na tabela periódica e são diferenciados pelas suas propriedades de ionização e de ligação; a maioria deles é estável, com exceção dos metais alcalinos e alcalino-terrosos. Todos os elementos de transição e de transição interna são metais e constituem cerca de metade dos elementos representativos.Percorrendo a tabela periódica mais à direita, a reatividade é decrescente, os elementos menos metálicos reagem menos com os não metálicos.
- Alcalinos:
São elementos do grupo 1A, constituindo uma família. Reagem rigorosamente com não metais e com muitos compostos. Reagem muito facilmente com a água, quando essa reação ocorre, formam-se hidróxidos, liberando assim hidrogênio. Todos os alcalinosapresentam um elétron na sua última camada, tendo uma tendência em perder elétrons.
- Alcalino-Terrosos:
São elementos químicos do grupo 2A. Cada um deles é um pouco menos reativo do que o metal precedente do grupo 1A, com exceções do Be e Mg. Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água para formar hidróxidos fortemente básicos. Todos os alcalinos terrosos apesentamdois elétrons na sua última camada.
Obs. A reatividade dos metais depende de diversos fatores, um dos quais é a facilidade dos átomos do metal em perder elétrons, formando cátions; mesmo com a existência de todos os outros fatores temos que, a reatividade do metal será maior quanto maior for sua facilidade na remoção do (dos) elétron (elétrons).
- Halogênios:
Constituem o grupo 7A,constituindo uma família. Os halogênios ainda possuem altas afinidades eletrônicas e com isso ganham elétrons na maioria de suas reações. A reatividade decresce de cima para baixo, e assim, concluímos que o flúor é o mais reativo entre os elementos constituintes do grupo.
2.0 OBJETIVOS:
Analisar e comentar, a partir de resultados obtidos em reações realizadas com alguns metais e ametais, avariação das propriedades acido-básicas, redutoras e oxidantes. Com isso, poderemos entender na prática as propriedades dos elementos da tabela periódica estudados em sala. Para melhor compreensão do relatório, retomaremos algumas considerações importantes a respeito das características dos diferentes elementos utilizados.
3.1 MATERIAIS E REAGENTES:
Parte 1
a) Sódio:
-Cápsula deporcelana;
-10,0mL de água destilada;
-3 gotas de fenolftaleína;
-Pedaço de sódio metálico;
-Pinça;
-Espátula;
b) Magnésio:
-Tubo de ensaio;
-2,0mL de água destilada;
-3 gotas de fenolftaleína;
-Pedaço de fita de magnésio;
c) Alumínio:
-Tubo de ensaio;
-2,0mL de água destilada;
-3 gotas de fenolftaleína;
-Pedaço de alumínio;
Parte 2
a) Bromo:
-Tubo de ensaio;-2,0mL NaBr (brometo de sódio) a 0,1mol/L;
-1,0mL de solvente orgânico;
-Gotas de água de cloro
b) Iodo:
-Tubo de ensaio;
-2,0mL NaI (solução de iodeto de sódio) a 0,1mol/L;
-1,0mL de solvente orgânico;
-Gotas de água de cloro;
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Parte 1: Propriedades redutoras dos metais
a) Sódio:
1. Coloque em uma cápsula de porcelana 10,0mL de águadestilada e 3 gotas de fenolftaleína.
2. Observe a coloração da fenolftaleína na água.
3. Retire, com cuidado, um pequeno pedaço de sódio metálico do recipiente, utilizando-se de uma pinça, o qual está imerso em querosene e coloque-o sobre um pedaço de papel de filtro.
4. Com uma espátula, corte um pequeno fragmento de sódio metálico (tamanho de uma cabeça de fósforo).
5. Observe a...