Trab. de planj estratégico

486 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

REGIANE GRANAIA (700 363)

MOTIVAÇÕES PARA A ESTRATÉGIA
(QUESTÕES)

Professor: Francisco J. S. Milreu

SANTO ANDRÉ
2013
Questões

1. Como você imagina que os dirigentes das organizações que você conhece buscam construir uma visão compartilhada do futuro da organização (se é que fazem)?

R: Incialmente deve-se criar uma meta desenvolvendo indicadores de tudo aquilo que se deve alcançar. É preciso que o dirigente seja claro com todos da organização para que as metas sejam passadas de forma clara e objetiva, fazendo-os entender e acreditar. Essa comunicação constitui um dos principais processos pelos quais se realizam a formação e a evolução da visão compartilhada dos dirigentes. Ela torna possível a formação, evolução e aprendizagem organizacional.

2. Dê cinco motivos alegados pelos dirigentes para não se envolverem pessoalmente com os pensamentos e exercícios estratégicos da organização.

R: Os dirigentes podem alegar que as dificuldades estão ligadas ao estilo da casa (ramo da organização), cultura organizacional, modelo de gerência, práticas realizadas no dia a dia e falta de visão agregada.

3. Dê três exemplos reais, ocorridos com pessoas, empresas ou entidade do seu conhecimento, que relutaram o quanto puderam para dar inicio a um exercício de planejamento e transformação estratégica e, como consequências perderam competitividade ou coisa pior. • NOKIA empresa finlandesa já foi a maior fabricante de aparelhos celulares do mundo, posto que perdeu para a Samsung Electronics no ano passado. E 2011 não foi o melhor momento da empresa. Após 15 anos, a Nokia deixou de ser a líder em vendas de smartphones – que criou em 1996 -, ultrapassada pela Apple e a Samsung. Há cerca de um ano, atravessa uma profunda reestruturação. Venderá, inclusive, a divisão de telefones de luxo Vertu. Para competir em melhores condições no mercado dos EUA, precisou

Relacionados