Trab de macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 a) Dizemos que o PIB é o valor de mercado dos bens e serviços produzi¬dos em um país em um determinado período. Com isso, queremos dizer que:
O PIB soma a produção de todos os bens, como, por exemplo, ma¬çãs com laranjas. Para que a soma seja realizada, trabalhamos com o preço de mercado que mede a quantia que as pessoas estão dispostas a pagar por diferentes bens. Se o preço de uma maçã é odobro do preço de uma laranja, então a contribuição da maçã para o PIB é o dobro da contribuição da laranja. Portanto, o PIB expressa todos os bens e ser¬viços em termos de seu valor monetário, isto é, em reais, de forma a agrupá-los em uma única unidade, ou seja, o Produto Interno Bruto.
O PIB tenta ser abrangente, tentando abarcar todos os itens produzi¬dos na economia que são transacionadoslegalmente e que são volta¬dos para o mercado. Produtos ou serviços feitos em benefício próprio não são contabilizados. Também ficam de fora da contabilização os produtos vendidos ilicitamente, tais como o contrabando e as drogas.
O PIB inclui bens tangíveis e bens intangíveis. Por bens tangíveis, consideramos o vestuário, a alimentação, os automóveis, e, por bens intangíveis, consideramos aprestação de serviços, tal como visitas ao médico e cortes de cabelo.
O PIB contabiliza somente os bens finais. Na contabilização do PIB, só entram os bens finais. Para compreender essa parte da defi¬nição, precisamos, primeiramente, fazer a diferenciação entre bens intermediários e bens finais. Os bens intermediários são aqueles que sofrerão alguma transformação antes de alcançaram a etapa de bensfinais. Os bens finais são aqueles que já passaram por um processo de transformação e são produzidos para uso final, e não para ser novamente vendidos ou usados na produção de outros bens. O valor dos bens intermediários já está incluído nos bens finais, pois aqueles foram usados na elaboração desses. A tabela seguinte apresenta a cadeia produtiva do pão e ilustra a forma correta para contabilizaro produto final no PIB, descontando-se os bens intermediários uti¬lizados na produção. Segue como exemplo a cadeia produtiva do pão. O valor do pão que entra na contabilização do PIB é R$ 36,00, pois desconta os produtos intermediários utilizados na produção do produto final.
O PIB inclui a produção de bens produzidos no presente. O PIB não inclui transações envolvendo itens produzidos nopassado. Quando uma montadora produz e vende um carro novo, o valor do carro é incluído no PIB do ano da produção.
O PIB mede o valor da produção gerada dentro dos limites de um país. Tudo aquilo que é produzido em território nacional é contabilizado no PIB, independentemente de a empresa ser estran¬geira. Por exemplo, uma empresa multinacional que fabrica pneus se instala no Brasil e dá início àsua produção. Tudo aquilo que for produzido por esta unidade instalada aqui no país será contabilizada no PIB brasileiro.
O PIB mede o valor da produção em um intervalo de tempo específico. A medição do PIB geralmente acontece no trimestre ou no ano. Quando o governo divulga o PIB trimestral, em geral, anuncia o PIB anu¬alizado, o que significa que o PIB tri¬mestral é o valor da renda e dadespesa no trimestre multiplicado por quatro. O governo emprega esta convenção para facilitar a comparação entre os dados anuais e trimestrais e também para reduzir o efeito da sazonalidade na contabilização.

Produto Interno Bruto (PIB)
Um dos grandes desafios dos gover¬nantes de um país é fazer com que a nação cresça, desenvolva-se e prospere. Contar com uma grande quantidade de bens e serviçossendo gerados é algo que todos os países desejam, mas que nem todos conseguem.
O indicador que mede o crescimento econômico é o Pro¬duto Interno Bruto (PIB). Este é responsável por medir o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em um dado período de tempo. Mesmo observando oscilações neste indicador, o desejável é que ele apresente uma tendência crescente. É...
tracking img