Trab Ciclo Geoq Reparado

2256 palavras 10 páginas
Índice
Introdução 3
1.Ciclos de Geoquimicos 4
1.1.Ciclo de Oxigénio 4
1.2.O Ciclo do Carbono 5
Conclusão 9
Bibliografia 10

Introdução
O presente trabalho da cadeira de geoquímica tem como tema ciclo geoquímico de oxigénio e carbono. Como pano de fundo o trabalho vai abordar daquilo que é o essencial acerca do tema acima referido.
As relações entre as espécies e o ambiente físico caracterizam-se por uma constante permuta dos elementos, em uma actividade cíclica, a qual, por compreender aspectos de etapas biológicas, físicas e químicas alternantes, recebe a denominação geral de Ciclos biogeoquímicos. É através desses ciclos que os elementos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. O estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos podem ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas.
O ciclo do carbono é um dos ciclos mais influenciados por actividades antrópicas, em apenas algumas centenas de anos extraímos e queimamos combustíveis fósseis que levaram milhões de anos para se formar e removemos assim, árvores e outras plantas que absorvem CO2 atmosférico através da fotossíntese (MILLER JR., 2007).
Desde a Revolução Industrial, o homem vem provocando um crescimento considerável das emissões de gases que causam o chamado efeito estufa. Esses gases têm a capacidade de reter calor e alterar tanto o equilíbrio térmico quanto o equilíbrio climático do nosso planeta, sendo o CO2 o gás que mais contribui para a intensificação desse problema. Segundo Antunes e Qualharini (2008) os níveis de CO2 na atmosfera aumentaram de 280 partes por milhão em volume, desde o período que antecede a Revolução Industrial, para cerca de 360 partes por milhão em volume actualmente. Um dos principais motivos desse aumento é devido à queima de combustíveis fósseis, responsável por cerca de 80% das emissões de gás

Relacionados