trab biossegurança sobre capelas de laboratorios

876 palavras 4 páginas
10 cuidados necessários para trabalhar na capela:
-Cumprir os prazos de revisão e troca de filtros. As cabines devem estar em local de pouco trânsito e distantes de portas.
- Fechar as portas do laboratório e evitar circulação de pessoas durante o uso da cabine. - Colocar os equipamentos, meios de cultura, vidrarias etc. no plano de atividade da área de trabalho. - Limpar todos os objetos antes de introduzi-los na cabine e organizar os materiais de modo que não se misturem os itens limpos e contaminados. -Bicos de Bunsen não devem ser utilizados dentro da cabine, pois o calor pode acarretar danos ao filtro HEPA e interromper o fluxo laminar de ar, causando turbulência.
-Usar pipetador automático. -Conduzir as manipulações no centro da cabine. - Minimizar os movimentos dentro da cabine. -Terminado o trabalho, a superfície de trabalho da cabine deve ser limpa com desinfetante apropriado.
- Deixar a cabine ligada 10 a 15 minutos antes de desligá-la.
-Fazer controle da contagem de tempo do uso das lâmpadas UV, e de utilização da cabine para fim de manutenção e troca do pré-filtro.

FLUXO LAMINAR: é projetado para criar uma área de trabalho isenta de contaminação externa, onde se manipula com segurança os materiais biológicos ou estéreis que não podem sofrer contaminação do meio ambiente. Podem, também, garantir que o manipulado (ou experimento) não vá contaminar o operador e o meio ambiente. O fluxo laminar faz com que o experimento seja varrido por uma corrente de ar limpo, garantindo seu grau de limpeza. Como conseqüência, todos os contaminantes produzidos na área de trabalho são retirados em uma direção determinada pelo sentido do fluxo de ar.

CABINE DE SEGURANÇA BIOLÓGICA CLASSE I
É uma modificação da capela usada no laboratório químico. É uma cabine ventilada com fluxo de ar do ambiente, podendo

Relacionados