Trab Alim Gabriela E Enilin

2070 palavras 9 páginas
Trabalho de Química de Alimentos
Análise do perfil da indústria alimentar brasileira

Abril, 2013
Introdução

O desenvolvimento de novos alimentos está em estreita relação com as necessidades e tendências ou modas de consumo da massa consumidora, o que traz como conseqüência a necessidade de respostas rápidas das indústrias de alimentos às mudanças do mercado consumidor.
O padrão de consumo é alterado principalmente pelas mudanças sócio-econômicas da sociedade. Entre essas mudanças destaca-se o aumento do poder aquisitivo que levou a uma diversificação da cesta de consumo, enquanto que a maior urbanização e acesso à informação propiciaram ao brasileiro defender seus direitos como consumidor e exigir maior qualidade dos produtos.
Apesar das diferenças regionais e culturais, os consumidores brasileiros têm hábitos alimentares muito semelhantes entre si. Essa possível homogeneização do consumo de alimentos seria factível devido à globalização, que disponibiliza uma maior quantidade de produtos importados e de melhor qualidade. Esta globalização também é responsável por uma maior concorrência entre as grandes indústrias alimentares, que buscam a preferência do consumidor apelando para quesitos que vão além do valor nutritivo do alimento.

Desenvolvimento

Como consequência da queda na taxa de fecundidade e estabilidade do crescimento populacional, núcleos familiares cada vez menores eram gerados; com o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, esta passou a dividir-se entre o trabalho fora de casa e as tarefas domésticas, sem tempo para preparo de alimentos de forma tradicional, o que ocasionou em uma busca por alimentos práticos, saudáveis e de rápido preparo, dentre estes destacam-se os congelados, picados, enlatados, embalados e instantâneos.
Com a crescente importância da mulher na economia do lar brasileiro, surgiram também com maiores exigências os homens solteiros, separados, divorciados e viúvos demandando uma maior

Relacionados