Trab adsec

1604 palavras 7 páginas
2.1 Origem da profissão

Pesquisas históricas mostram que a origem da secretária se dá na idade antiga com os escribas, pois eles junto ao povo desenvolveram a escrita e o comércio. Nota-se muita semelhança com o trabalho da secretária.
Os escribas eram de uma “casta hereditária, porém sem o caráter sacerdotal” que outros povos davam a seus confrades. Com o advento da democracia foi proporcionado ao povo facilidades de aprender a ler e escrever, com isso parte transformou-se em eruditos, filósofos, professores, sábios, escritores e parte constituída principalmente de prisioneiros de guerra que ficaram a serviço de senhores que se aproveitavam de suas aptidões mentais, dessa saía os secretários, os copistas, leitores e por que não? Colaboradores intelectuais de obras, assinadas pelos amos.
Havia também os secretários dos tribunais e conselhos com grandes regalias junto aos mais altos magistrados da cidade, porém no extremo oposto vegetavam humildes de todas as administrações.
Uma curiosidade quanto ao desempenho dos escribas é que muitos deles eram taquígrafos que no baixo Império Romano a estenografia averiguou-se com papel importante nos escritórios de administração pública.
Na Idade Média, em face das condições políticas, econômicas e sociais a função desaparece, sendo exercida apenas em partes, por monges que na realidade eram copistas.
Na Idade Moderna, integra-se a estrutura organizacional com o ressurgir do comércio e permanece em evolução até nossos dias.
À partir das duas Guerras Mundiais, com a escassez de mão de obra masculina na Europa e nos Estados Unidos, a mulher passa a atuar como secretária de forma expressiva.
No Brasil, a mulher atua como secretária à partir da década dos anos 50, com a chegada das multinacionais.
A palavra secretária tem origem no latim: Secretarium/Secretum, que significa lugar retirado, conselho privado e secreto, particular, segredo, mistério. A grafia e o significado de tais palavras com o passar do tempo sofreram

Relacionados