Trab adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1

(ADAPTAÇÃO – ENEM)  A Lei n. 10.678, de 23 de maio de 2003, criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República. O artigo primeiro assimafirma: Art. 1o  Fica criada, como órgão de assessoramento imediato ao Presidente da República, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Considerando essa Lei, informe quale a modalidade de distribuição de competência administrativa utilizada na criação da referida Secretaria especial. Diga também se a Secretaria pertencerá à Administração Direta ou Indireta. Por fimresponda: Esta secretaria terá personalidade jurídica?

A Lei n. 10.678, de 23 de maio de 2003, em seu artigo 1o  criou a secretaria especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A despeitodas características desta secretaria infere-se:
* Trata-se de órgão cuja distribuição de competência administrativa recai na modalidade desconcentrada, já que responde hierarquicamente de maneiraimediata ao Presidente da Republica. Conforme Celso Antonio Bandeira de Mello, o que distingue as modalidades de distribuição de competência e o liame hierárquico, em resumo, enquanto desconcentrada,prevalece o vinculo hierárquico, na descentralização tal não ocorre.
Desta analise conclui-se que, por tratar-se do fenômeno da desconcentração, não ha personalidade jurídica, conquanto não pressupõepessoa jurídica distinta.
* Ainda segundo Bandeira de Mello a secretaria que ora é analisada pertence a administração publica direta visto que conforme dispõe o Decreto-lei n° 200 aqueles órgãosque se constitui dos serviços integrados na estrutura administração da presidência da Republica e dos Ministérios são definidos como entes da administração publica direta.

QUESTÃO 2

(OAB nacional)o ex-prefeito do município X. A época de seu mandato. Terminado no ano de 2005, recebeu recurso para a construção de 100 casas populares em um bairro pobre do município. Ocorre que somente parte...
tracking img