Traalho Sobre Platao Foi Em Grupo

453 palavras 2 páginas
COMPREENSÃO DE PLATÃO SOBRE SEUS DOIS MUNDOS E A IMPORTÂNCIA DO MUNDO INTELIGÍVEL NA PSIQUE Platão em seus estudos conheceu e se aprofundou nas teorias de dois maiores filósofos pré – socráticos, Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia. De Heráclito, Platão considerou corretas as percepções do mundo material e sensível, das imagens e opiniões. Ele também acreditava que as teorias de Parmênides também estavam certas ao exigir que a filosofia se afastasse desse mundo sensível, para ocupar - se do mundo inteligível.
Ele afirma haver dois mundos diferentes e separados: O mundo sensível e o mundo inteligível.
O corpo esta no mundo sensível, pois nesse mundo temos a realidade, sentimos dores, emoções, temos sensações, damos opiniões e entre outros. Platão dizia que o mundo que conhecemos - aquele que podemos perceber ao nosso redor, com os cinco sentidos - não é o verdadeiro. Assim, a realidade não esta no que podemos ver, tocar, ouvir, perceber.
Já a alma esta no mundo inteligível, que é o mundo abstrato, antes de nascermos, sendo nesse mundo o mundo de idéias gerais, das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dês sentidos, quando nascemos e vamos para o mundo sensível sofremos o que se pode chamar de “amnésia” e para ele, apenas com a filosofia pode encontrar novamente este mundo de conhecimento. Platão tirou sua teoria de perfeição da matemática, pois é uma forma de ideal e perfeição.
A importância do mundo inteligível na psique é explicada por Platão, no qual segundo ele o corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível. A alma tem de se assemelhar àquilo que ela busca ou aspira: as idéias.
A expiação se dá pelas faltas cometidas em vidas passadas que a alma guarda na memória e ao contemplar o inteligível faz sua escolha da vida que quer viver, mas o corpo torna-se um

Relacionados