traajetoria historica

1753 palavras 8 páginas
TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.

As políticas sociais brasileiras foram enfatizadas através da reforma constitucional que abordava os aspectos da Constituição de 1988, como: políticas sociais, direitos sociais, e ainda expor características fundamentais sobre a realidade social do Brasil. Desta forma ficou estabelecido um conjunto de direitos voltados para o social. No ano de 1970, o Brasil passa pelo período conhecido como milagre econômico, onde houve uma enorme influencias das indústrias que se instalam no país.

Visto que todas essas conquistas foram resultados de um longo processo permeado por um conflituoso período de mobilizações sociopolíticas que marcaram a década de 1970 e 1980. A partir desta trajetória, objetivou-se ampliar o desenvolvimento de alguns fatores sociais que tiveram participação decisiva nos processos implementação das políticas sociais, respondendo as demandas que existiam em torno da descentralização e democratização do estado brasileiro, tido assim como períodos em que as politicas públicas são vistas como estratégias de Governo.

Portanto, entende-se que as politicas sociais teve sua origem no modo capitalista de produção da vida social, não apenas como uma política do capital, mas sim, como uma luta dos trabalhadores, da classe operária na ampliação do preço de sua força de trabalho. No qual, o país passava por um período de conflitos sociais, um estado ditador, devido sistema político ser o militarismo, conhecido como período da ditadura militar, sendo este o sistema político do Brasil na época, no qual as politicas sociais se caracterizavam pelo domínio do poder militar capitalista.
Percebe-se que o surgimento da política social aconteceu de forma gradual e diversificada em vários países, no qual teve como origem o capitalismo, que se destinava a classe trabalhadora pela luta de seus direitos, que veio a ser

Relacionados